Com presença de lideranças do município e do Estado, evento trouxe importantes debates para o protagonismo feminino

1º Fórum da Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência, realizado em Arapongas na quarta-feira (26), fortaleceu as políticas públicas em favor das mulheres. Promovido pela Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, com o apoio de Secretarias Municipais, Forças de Segurança, entre outros apoiadores, o Fórum tratou de pautas sobre segurança e diversas políticas públicas e sociais, buscando ampliar ações de enfrentamento à violência, dando mais espaço ao empoderamento feminino. O evento também serviu como encerramento da campanha ‘Marias: Asas para Elas’.
A deputada federal e secretária de Estado, Leandre Dal Ponte, reconheceu que Arapongas tem dado passos importantes nas lutas e causas dos direitos e protagonismo feminino. Leandre fez ainda um convite especial para que Arapongas participe do Encontro Estadual Cuida + Paraná, voltado a gestores e técnicos de políticas públicas para a mulher, igualdade racial e pessoa idosa nos municípios, que será realizado nos dias 31 de março e 1º de abril, em Curitiba.
“Ações animadoras e promissoras na luta e causas em prol das mulheres da nossa cidade. Nosso compromisso é fazer com que as mulheres ocupem espaços, sejam cuidadas e valorizadas”, salientou a vice-prefeita de Arapongas, Édina Kummel. Recentemente, o prefeito Rafael Cita anunciou a criação da Secretaria Municipal da Mulher.
A primeira-dama, Gabriela Cita, também mencionou sobre estar à disposição para contribuir nas pautas femininas. “A gestão municipal tem se empenhado na construção de mais políticas públicas, e quero estar junto nessa caminhada. Insistir nessas questões é fundamental. Dar voz e espaço às mulheres”, disse.
Palestras
A primeira palestra do Fórum foi da major Márcia Bobko Bilibio, coordenadora da Corregedoria da PMPR em Cascavel e membra da Câmara Técnica da Patrulha Maria da Penha da PMPR, falou sobre o ‘Papel das Forças de Segurança no Combate à Violência Doméstica’. “A violência não gera reflexos apenas nas mulheres, mas nos filhos, na família, na sociedade. O papel da Polícia Militar – e demais forças de segurança, é alcançar todos os municípios com ações preventivas e combativas. Adotando estratégias de enfrentamento e dando suporte às vítimas”, afirmou a major. Ainda foram apresentados dados sobre o mapa da violência contra mulheres, programas de prevenção e repressão.
Depois foi a vez de Mariana Neris, diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI). Neris falou sobre o ‘Fortalecimento da Rede de Proteção da Mulher: Unificando Ações e Projetos’. “Somos mais de 5, 8 milhões de mulheres no Paraná. Temos trabalhado para estruturar a proteção e enfrentamento da violência, buscando também oferecer novas oportunidades, um recomeço para tantas mulheres, e um mundo diferente para as nossas meninas”, declarou Mariana.