Cerimônia de posse das 24 membras do Conselho contou com presença de Ministra do Estado, Márcia Lopes, e de outras autoridades

NCS – PMI
A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Ibiporã promoveu a posse dos integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O evento ocorreu no Centro Tecnológico do Trabalhador de Ibiporã na manhã da segunda-feira (9) e contou com a presença de várias autoridades. O conselho será composto por 24 membras, entre titulares e suplentes, incluindo representantes do poder público e da sociedade civil.
“A mulher na nossa administração tem uma responsabilidade muito grande. Cerca de 96% dos servidores da Educação são mulheres. Há um grande número de mulheres trabalhando na nossa gestão”, pontuou o prefeito José Maria.
Em seu discurso, a ministra das Mulheres, a londrinense Márcia Lopes, criticou o machismo, elogiou a presença feminina na Prefeitura de Ibiporã e reforçou a importância do conselho: “Cada vez que o município toma essa iniciativa, mostra que estamos avançando. As mulheres não têm uma luta individual: elas sempre lutam pelas outras”, ressaltou Márcia.
A deputada federal Lenir de Assis (PT) lembrou que a lei que regulamenta o Conselho foi sancionada, em Ibiporã, há uma década. “Por isso, a posse das conselheiras é motivo de comemoração. A política tem o poder de modificar a vida das pessoas. Ela pode colocar as pessoas à margem da sociedade e, também, dar dignidade a todas as pessoas”, reforçou.
A vice-prefeita Mari de Sá, autora da lei de 2016 que instituiu o conselho, reforçou que a proposta das políticas voltadas para mulheres ‘é buscar igualdade, respeito e ocupar o mesmo espaço que os homens’. “A violência contra a mulher têm aumentado e é preciso trabalhar para isso diminuir”, alertou.
“O conselho representa o fortalecimento de política pública para política social e para a dignidade das mulheres. Investir nessa política é investir numa cidade mais justa e humana”, lembrou a secretária de Assistência Social, Ester Rosana de Moura da Costa.
A técnica regional de Londrina, representante da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoal Idosa, Deise Tokano, lembrou que a criação do conselho “é uma conquista muito grande” para a cidade e, também, para a região.
“Faltava Ibiporã, município que tem um potencial gigantesco. Tem muita coisa para acontecer, e elas já estão acontecendo.”
O procurador especial da mulher, o vereador Diego Barbosa da Fonseca, afirmou que o conselho é uma forma de possibilitar que as vozes das mulheres sejam escutadas. “É mais uma ferramenta pra atender as políticas públicas da mulher. E que a equidade chegue a todas as pessoas.”
PRESENÇAS
O evento desta segunda contou, ainda, com a participação das seguintes autoridades: o presidente da Câmara Municipal, Rafael Eik Ferreira; os vereadores Augusto Semprebon, José Aparecido de Abreu e Mohamad el Kadri; agentes das forças de segurança pública que integram o Corpo de Bombeiros, a Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar (PMPR); secretários municipais e assessores e técnicos dos poderes Executivo e Legislativo.



