Espaço exclusivo ao Banco Ortopédico do clube de serviços será inaugurado oficialmente em Jantar do Dia dos Namorados nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (16), o Lions Club de Rolândia realiza um jantar especial em comemoração ao Dia dos Namorados que também vai marcar a inauguração oficial do Banco Ortopédico ‘Maria Aparecida Moura’. O evento será realizado na Toca do Leão, sede do clube de serviço, e será um momento importante para a história do Lions rolandense.
De acordo com a presidente do Lions, Fernanda Oliveira Serpelloni, o banco ortopédico é um dos principais projetos do Lions de Rolândia e tem como objetivo atender às necessidades da população, fornecendo empréstimos de cadeiras de rodas, muletas, andadores, camas, colchões, entre outros itens ortopédicos.
“Agora finalmente teremos nosso Banco Ortopédico dentro do Lions e é um momento muito marcante. Lá ficarão todos os itens disponíveis para empréstimo que temos no momento, mas vale dizer temos mais de 200 itens que já estão sendo utilizados pela comunidade”, disse a presidente.
O projeto do Banco Ortopédico é sem dúvidas uma referência para o Lions Rolândia e existe há muito tempo. De acordo Fernanda, durante todos esses anos, os voluntários participaram arduamente da ação mesmo com a ausência de um espaço adequado para abrigar os itens, o que não foi um impedimento para o total sucesso do projeto, mas que agora finalmente terá um local físico para melhorar ainda mais o acesso das pessoas que precisam dessa ajuda tão importante,
A gestão da presidente, que encerra em 30 de junho, tem sido marcada por intensos trabalhos e ações voltadas para a comunidade. “Quando assumi a gestão encarei como um propósito de entregar este espaço devidamente montado para podermos atender melhor a comunidade. Graças a Deus, graças às promoções, a todos os companheiros do clube e a nossa comunidade que sempre contribuiu, nós conseguimos entregar este projeto concluído no final da nossa gestão”, pontuou.
De acordo com a presidente, durante o ano leonístico de 2022-2023, diversas ações foram realizadas, com foco nos pilares do Lions: saúde, diabetes, câncer infantil, visão e meio ambiente. Entre as ações de destaque estão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, em parceria com a APAE de Rolândia, e a campanha de coleta de tampinhas plásticas, que teve um aumento significativo de arrecadação com a parceria da Secretaria de Educação e o envolvimento de escolas municipais e particulares.
“Além disso, o Lions de Rolândia promoveu a campanha do Sorriso Bom de Boca, em parceria com a Colgate, que entregou kits de escova e pasta dental para escolas municipais, além de realizar a conscientização no trânsito com a campanha ‘Maio Amarelo’. A arrecadação de leite também foi destaque, com mais de 10 caixas doadas para a ONG Viver, que distribui para pacientes em tratamento de câncer no Hospital do Câncer”, lembrou.
Fernanda reforça que todas as promoções realizadas pelo Lions, como a Pizza do Arroz Carreteiro, o Almoço Alemão e o tradicional Sukiyaki, têm como objetivo angariar recursos exclusivamente para o banco ortopédico. “Essas ações têm sido fundamentais para manter o projeto em pleno funcionamento, atendendo às necessidades da comunidade. Nessa gestão o destaque foi para a construção desse local específico para atendimento e locação desse banco ortopédico”, ressaltou.
O projeto
De acordo com a diretora do Banco Ortopédico, Tania Panizzon Agnoletto, essa ação é um projeto que atende toda a comunidade de forma gratuita, com empréstimos de itens necessários para a saúde e mobilidade das pessoas. Entre os itens que vão para empréstimo, o Lions fornece cadeiras de rodas e de banho, andadores, cama hospitalar, tipoia, bota ortopédica e as muletas, que são os principais itens solicitados.
“Nós sabemos que essa é uma necessidade muito grande da comunidade. Para chegarmos nesse número de 253 itens do Banco, entendemos, ainda dentro da gestão de 2021/2022 do ano leonístico, que era da presidente Neire, a necessidade de termos os números e um controle maior de onde estão todos os itens do nosso banco ortopédico”, explicou Tania.
Para se ter uma ideia da dedicação do Lions em torno de seu Banco Ortopédico, em junho de 2022, o Banco tinha 116 itens, passou para 195 em julho, para 220 em novembro, 241 em fevereiro de 2023 e terminou maio deste ano com os 253 itens citados por Tania.
De acordo com a diretora, na hora da retirada e da devolução, a pessoa sempre assina um termo, e deste modo, os voluntários conseguem fazer esse controle mensalmente de quantos itens estão disponíveis para empréstimo, quantos precisam de conserto, quantos estão emprestados… Quem atende as pessoas que vão até o Lions em busca de material ortopédico é a caseira Marcia Cravo de Aleluia, empre elogiada por sua prestatividade.
“Nós temos sempre uma média de 230 itens emprestados, porém durante o mês sempre há uma movimentação e esse número pode aumentar. Hoje atendemos em torno de 250 famílias por mês, porque sabemos que quando atendemos uma pessoa com um item, consequentemente, estamos ajudando toda aquela família”, afirmou Tania.
Hoje existe fila de espera para empréstimo de cadeira de rodas e, por isso, Tania reforça que o projeto também está aberto para receber doação. “Se alguém tem um item que talvez uma pessoa da família usou e não está mais em uso, pode entrar em contato conosco, ou com qualquer companheiro do Lions e nós vamos retirar essa doação com todo carinho”, pediu.
O contato com o Banco Ortopédico do Lions Club pode ser feito através do número de telefone (43) 98851-1280, no qual também são realizados os agendamentos e atendimento via WhatsApp.