Maio Laranja já ‘começou’ em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Maio Laranja já ‘começou’...

Ação Educativa no Calçadão aborda abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes

Fotos: PMR

Na sexta-feira (16), o ‘Maio Laranja’ começou oficialmente em Rolândia. As secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde realizaram uma ação uma ação e deu visibilidade a um tema delicado: o abuso, a violência e a exploração sexual infantil. O ato público aconteceu no Calçadão da Avenida dos Expedicionários e foi uma antecipação ao Dia Nacional de Combate ao Abuso, Violência e Exploração sexual infantil (dia 18 de maio). “Antecipamos para chamar a atenção da população e aproveitar o movimento do comércio”, explicou Michele da Silva Pereira, secretária de Assistência de Rolândia.

Dados
Durante a iniciativa no Calçadão, um triste dado foi divulgado pela Assistência Social de Rolândia: em 2024, 82 crianças foram vítimas de abuso ou violência sexual no município. “E este ano de 2025 já está preocupante: de janeiro até hoje, 54 denúncias já foram feitas. A maioria dos casos ocorre dentro de casa e é cometido por um membro ou amigo da família”, ressaltou Michele. Por isso, é importante que essas crianças possam entender o que pode e não pode numa relação e que tenham capacidade de contar para as pessoas em que confiam se algo ‘passa’ dos limites.


A ação do Calçadão também teve muita alegria. Houve apresentações do Coral do CCI, da Orquestra do Semear, formada por 24 jovens de 14 a 18 anos, regida pelo maestro Caio Vitor Alves, mostra de capoeira e diversas outras ações educativas, artísticas e culturais alusivas ao tema. O prefeito Ailton Maistro, a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro, a secretária de Assistência Social Michele Pereira, diretores e coordenadores dos serviços públicos de Saúde e Assistência Social, Conselheiros Tutelares, servidores municipais, convidados e a comunidade participaram das ações.

Nova ação
Na próxima segunda-feira (26), os alunos da quarta série municipal terão a ‘Palestra-show’ no Nanuk. “Cerca de mil alunos e alunas, divididos em quatro turnos, terão esse evento lúdico que os ajuda a identificar casos de abuso e violência sexual”, pontuou a secretária Michele Pereira. Essa ação será em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e pode ser denunciado pelo Disque 100.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Social

Alep faz (justa) homenagem ao Cervin, de Rolândia

Comunidade terapêutica rolandense recebeu Moção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelos serviços prestados Cervin (Centro de Recuperação Vida Nova), de Rolândia, comunidade terapêutica que