Maio Laranja já ‘começou’ em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Maio Laranja já ‘começou’...

Ação Educativa no Calçadão aborda abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes

Fotos: PMR

Na sexta-feira (16), o ‘Maio Laranja’ começou oficialmente em Rolândia. As secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde realizaram uma ação uma ação e deu visibilidade a um tema delicado: o abuso, a violência e a exploração sexual infantil. O ato público aconteceu no Calçadão da Avenida dos Expedicionários e foi uma antecipação ao Dia Nacional de Combate ao Abuso, Violência e Exploração sexual infantil (dia 18 de maio). “Antecipamos para chamar a atenção da população e aproveitar o movimento do comércio”, explicou Michele da Silva Pereira, secretária de Assistência de Rolândia.

Dados
Durante a iniciativa no Calçadão, um triste dado foi divulgado pela Assistência Social de Rolândia: em 2024, 82 crianças foram vítimas de abuso ou violência sexual no município. “E este ano de 2025 já está preocupante: de janeiro até hoje, 54 denúncias já foram feitas. A maioria dos casos ocorre dentro de casa e é cometido por um membro ou amigo da família”, ressaltou Michele. Por isso, é importante que essas crianças possam entender o que pode e não pode numa relação e que tenham capacidade de contar para as pessoas em que confiam se algo ‘passa’ dos limites.


A ação do Calçadão também teve muita alegria. Houve apresentações do Coral do CCI, da Orquestra do Semear, formada por 24 jovens de 14 a 18 anos, regida pelo maestro Caio Vitor Alves, mostra de capoeira e diversas outras ações educativas, artísticas e culturais alusivas ao tema. O prefeito Ailton Maistro, a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro, a secretária de Assistência Social Michele Pereira, diretores e coordenadores dos serviços públicos de Saúde e Assistência Social, Conselheiros Tutelares, servidores municipais, convidados e a comunidade participaram das ações.

Nova ação
Na próxima segunda-feira (26), os alunos da quarta série municipal terão a ‘Palestra-show’ no Nanuk. “Cerca de mil alunos e alunas, divididos em quatro turnos, terão esse evento lúdico que os ajuda a identificar casos de abuso e violência sexual”, pontuou a secretária Michele Pereira. Essa ação será em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e pode ser denunciado pelo Disque 100.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: