Mais de 80 crianças sofreram abuso ou violência sexual

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Mais de 80 crianças...

Ação Educativa no Calçadão abordou abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes (números do título são de 2024 e devem ser bem maiores); nesta segunda tem ‘Palestra-show’ para alunos da 4ª série

Alunos do 5º ano B da escola municipal Arthur da Costa e Silva, de Rolândia, com o material do Maio Laranja

Nesta segunda-feira (26), os alunos da quarta série municipal terão a ‘Palestra-show’ no Nanuk, dentro do Maio Laranja, mês de prevenção e combate ao abuso e a exploração sexual infantojuvenil. “Cerca de mil alunos e alunas, da 5ª série, divididos em quatro turnos, terão esse evento lúdico que os ajuda a identificar casos de abuso e violência sexual”, pontuou a secretária de Assistência Social, Michele Pereira, que promove o evento em parceria com a Secretaria de Educação.


Essa será mais uma ação do Maio Laranja, que começou, oficialmente, na sexta (16), com uma atividade das secretarias de Assistência Social e de Saúde no Calçadão Central. Foi uma antecipação ao Dia Nacional de Combate ao Abuso, Violência e Exploração sexual infantil (18 de maio).


Na quarta (21), a escola municipal São Fernando recebeu a visita da promotora Lucimara Salles Ferro, que interagiu com as turmas do 4° ano, do período matutino. A promotora abordou o tema da violência sexual e aproveitou o momento para conversar com equipe gestora, pedagógica e docentes que atendem às turmas. Foi um momento significativo para os alunos, que participaram ativamente com questionamentos pertinentes e atentos a tudo ao que foi abordado.


As várias ações justificam a preocupação com as crianças rolandenses: em 2024, 82 delas foram vítimas de abuso ou violência sexual. “E este ano de 2025 já está preocupante: de janeiro até hoje, 54 denúncias já foram feitas. A maioria dos casos ocorre dentro de casa e é cometido por um membro ou amigo da família”, ressaltou Michele. Por isso, é importante que essas crianças possam entender o que pode e não pode numa relação e que tenham capacidade de contar para as pessoas em que confiam se algo ‘passa’ dos limites.


Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e pode ser denunciado pelo Disque 100.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Social

Alep faz (justa) homenagem ao Cervin, de Rolândia

Comunidade terapêutica rolandense recebeu Moção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelos serviços prestados Cervin (Centro de Recuperação Vida Nova), de Rolândia, comunidade terapêutica que