Parceria busca melhorar a vida dos migrantes em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Parceria busca melhorar a...

Parceria entre prefeitura e Cáritas Arquidiocesana pode melhorar a qualidade de vida dos migrantes no município

Reunião entre Cáritas, Assistência e Desenvolvimento econômico foi bem produtiva

O estreitamento de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico de Rolândia e a Cáritas Arquidiocesana de Londrina pode melhorar a qualidade de vida dos migrantes que vivem em Rolândia. Na sexta-feira (17), um encontro na sede da Assistência Social de Rolândia foi realizado com tal objetivo. “Rolândia é polo industrial e vive um tempo de pleno emprego. Nos serviços públicos ofertados pela Prefeitura, foram constatadas as presenças de migrantes e refugiados de 13 nacionalidades diferentes na cidade”, revelou Michele Pereira, secretária municipal de Assistência Social.


O encontro teve como principal objetivo uma melhor acolhida e uma melhor inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e também na vida em sociedade. “Queremos oferecer melhores condições de vida para esse público, mais oportunidades e facilitar o acesso e o entendimento do funcionamento da cidade e do país”, afirmou o vice-prefeito Horácio Negrão, secretário de Desenvolvimento.


Uma das ideias surgidas no encontro é a de promover aulas de língua portuguesa para os estrangeiros adultos, migrantes e refugiados, que escolheram Rolândia para mudar de vida. A reunião de sexta serviu para iniciar os tramites e o planejamento para a oferta desse serviço.


Além disso, foi discutida a possibilidade de aumentar a presença da Cáritas em Rolândia, que presta um serviço fundamental de acolhida, escuta e encaminhamento aos migrantes, em Londrina.


Participaram do encontro também as diretoras da secretaria de Assistência Social Carla Mastelini e Alessandra Figueiredo; Fabrícia Laís Pigaiani, coordenadora Executiva da Cáritas Arquidiocesana de Londrina; Giovana Maria da Silva, Assistente de Integração Local da Cáritas; e Taís Roberta Gaio Paton Monsato, coordenadora de Gestão do Programa de Atendimento e Acompanhamento aos Migrantes, Refugiados, Apátridas e Suas Famílias, da Cáritas.


Os atendimentos aos migrantes são ofertados nos três Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em Rolândia: San Fernando, Vila Oliveira e Nobre. Mais informações – fone e Whats App (43) 3906-1139.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Social

Projeto de Arapongas é premiado no Folac

Projeto Crescer recebe o Prêmio ‘Adelante’ na Categoria Atividades e Serviços no Fórum Latino Americano e do Caribe O Projeto Crescer, de Arapongas, teve seu