Parceria busca melhorar a vida dos migrantes em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Parceria busca melhorar a...

Parceria entre prefeitura e Cáritas Arquidiocesana pode melhorar a qualidade de vida dos migrantes no município

Reunião entre Cáritas, Assistência e Desenvolvimento econômico foi bem produtiva

O estreitamento de uma parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico de Rolândia e a Cáritas Arquidiocesana de Londrina pode melhorar a qualidade de vida dos migrantes que vivem em Rolândia. Na sexta-feira (17), um encontro na sede da Assistência Social de Rolândia foi realizado com tal objetivo. “Rolândia é polo industrial e vive um tempo de pleno emprego. Nos serviços públicos ofertados pela Prefeitura, foram constatadas as presenças de migrantes e refugiados de 13 nacionalidades diferentes na cidade”, revelou Michele Pereira, secretária municipal de Assistência Social.


O encontro teve como principal objetivo uma melhor acolhida e uma melhor inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e também na vida em sociedade. “Queremos oferecer melhores condições de vida para esse público, mais oportunidades e facilitar o acesso e o entendimento do funcionamento da cidade e do país”, afirmou o vice-prefeito Horácio Negrão, secretário de Desenvolvimento.


Uma das ideias surgidas no encontro é a de promover aulas de língua portuguesa para os estrangeiros adultos, migrantes e refugiados, que escolheram Rolândia para mudar de vida. A reunião de sexta serviu para iniciar os tramites e o planejamento para a oferta desse serviço.


Além disso, foi discutida a possibilidade de aumentar a presença da Cáritas em Rolândia, que presta um serviço fundamental de acolhida, escuta e encaminhamento aos migrantes, em Londrina.


Participaram do encontro também as diretoras da secretaria de Assistência Social Carla Mastelini e Alessandra Figueiredo; Fabrícia Laís Pigaiani, coordenadora Executiva da Cáritas Arquidiocesana de Londrina; Giovana Maria da Silva, Assistente de Integração Local da Cáritas; e Taís Roberta Gaio Paton Monsato, coordenadora de Gestão do Programa de Atendimento e Acompanhamento aos Migrantes, Refugiados, Apátridas e Suas Famílias, da Cáritas.


Os atendimentos aos migrantes são ofertados nos três Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em Rolândia: San Fernando, Vila Oliveira e Nobre. Mais informações – fone e Whats App (43) 3906-1139.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Social

Alep faz (justa) homenagem ao Cervin, de Rolândia

Comunidade terapêutica rolandense recebeu Moção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelos serviços prestados Cervin (Centro de Recuperação Vida Nova), de Rolândia, comunidade terapêutica que