A ação é promovida por várias organizações sem fins lucrativos e tinha como objetivo arrecadar R$ 11 mil para montar 1.050 kits com doces e chocolates que estão sendo entregues em diversas instituições de Rolândia
Até o dia 20 de março, a comunidade de Rolândia se mobilizou em uma grande corrente de solidariedade através da campanha “Páscoa Unida”. Idealizada pelo Castelo Escudeiros de Roland, da Ordem dos Escudeiros, pelo Capítulo Getúlio Pereira Salerno da Ordem DeMolay, pela Assembleia Lírios do Vale da Ordem do Arco-Íris e pelo Lions Club de Rolândia, a iniciativa teve como objetivo arrecadar R$ 11 mil para montar 1.050 kits com doces e chocolates para crianças atendidas em diversas instituições do município.
De acordo com Daniel Rodrigues de Carvalho, preceptor do grupo Castelo Escudeiros de Roland, a campanha de 2024 foi um sucesso e ultrapassou a meta inicial. “Nós já estamos realizando as entregas nesta semana. No total, junto com a arrecadação de alguns produtos, que deu em torno de 4.717,40 reais, chegamos ao número de 30 mil reais em arrecadação”, pontuou Daniel.
Ainda de acordo com o voluntário, o preço médio do kit é de aproximadamente 29 reais. “Como conseguimos ultrapassar a meta, o dinheiro já foi revertido para as mesmas crianças com kits melhores. Tivemos algumas doações muito importantes da Pennacchi, da Dori, da Itamaraty, da Brinquedos da União, Distribuidora União e também da Confeitaria DoceZUZU, de Rolândia, que nos forneceu 400 ovos artesanais”, agradeceu.
O voluntário reforça que a participação dessas empresas foi fundamental para o sucesso da campanha. “Isso é algo que queremos evidenciar pois foi um esforço significativo dessas empresas. Elas tiraram do próprio bolso o dinheiro para os ovos, além de dedicarem seu tempo nessa época tão importante, que é a Páscoa”, acrescentou Daniel.
As instituições beneficiadas com essa nobre ação incluem diversas entidades dedicadas ao cuidado e apoio às crianças, como o Centro de Educação Infantil (CEI) Casa da Criança, CEI André Luiz, CEI João Leão Pitta, CEI Luz para o Mundo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Rolândia, Casa Abrigo Municipal, Ong Soame, Casa da Sopa em Nome de Jesus, Casa de Missão Filhos da Luz, e ainda uma doação geral para crianças que moram no Distrito Nossa Senhora Aparecida (Bartira), em Rolândia.
“Já fizemos entregas de kits no CEI Casa da Criança, CEI Luz para o Mundo, CEI André Luiz, APAE e até o final dessa semana faremos todas as entregas planejadas em cada uma das instituições. Todo o valor arrecadado foi integralmente empregado na montagem e distribuição dos kits de doces. A prestação de contas será assegurada pelo Contabiliza Escritório de Contabilidade e disponibilizada para consulta pública no site oficial da campanha”, pontuou Daniel.
De acordo com o voluntário, essa ação em prol das crianças de Rolândia começou em 2021, tanto na Páscoa quanto no Dia das Crianças. “No ano passado, foram atendidas 440 crianças ,e neste ano, a iniciativa cresceu, agregando novos métodos e participantes. Além de pedir doações via Pix, como de costume, hoje temos um pessoal focado em conseguir doações de empresas”, ressaltou o preceptor.
Além dos kits de doces, a campanha também busca resgatar o verdadeiro significado da Páscoa através da distribuição de folhetos ilustrados pelo artista Plínio Moura (@ogranderei).
“O Capítulo Getúlio Pereira, através do projeto ‘Páscoa Unida’, presenteou a APAE com 280 kits adicionais, ampliando ainda mais a alegria e a gratidão entre todos os assistidos pela instituição. Esta parceria exemplar entre organizações demonstra o poder da solidariedade e da colaboração na construção de uma comunidade mais inclusiva e acolhedora”, ressaltou Eduardo Gazzi, presidente da APAE Rolândia.