Avaliados em quase 260 mil reais, equipamentos doados pela Receita Federal terão um fim social

Manoelino de Carvalho
A Receita Federal de Londrina destinou cerca de R$ 258 mil de bens apreendidos para a Prefeitura de Ibiporã. A entrega foi formalizada na manhã na semana passada, na sede da Receita Federal, em Londrina, e contou com com a presença do prefeito José Maria e do delegado Adjunto da Receita, Luiz Henrique Barros.
Os bens entregues à Prefeitura incluem equipamentos de tecnologia, informática, vídeo e vigilância, além de insumos para a área de TI. Esses itens, apreendidos em operações de combate ao descaminho, serão utilizados para modernizar ainda mais e ampliar a infraestrutura tecnológica do município, beneficiando diretamente os serviços públicos e a população.
O prefeito José Maria destacou a importância da parceria entre a Receita Federal e o município: “Estamos muito felizes com a destinação desses itens, que vão ajudar a modernizar nossos serviços e economizar recursos públicos. São equipamentos de alta qualidade, avaliados em cerca de R$ 260 mil, que vão fazer a diferença para Ibiporã. Agradecemos aos servidores da Receita Federal por essa importante contribuição e esperamos que essa parceria possa se repetir no futuro”, afirmou o gestor.
O Delegado Luiz explicou que uma das atividades da Receita Federal é o combate ao contrabando e ao descaminho: “Essas mercadorias ilegais competem de forma desleal com o comerciante que paga seus impostos e mantém seu comércio regular.
Como resultado, essas mercadorias se acumulam nos depósitos da Receita Federal. Quando conseguimos doá-las para órgãos públicos, como prefeituras, ou para organizações da sociedade civil, estamos devolvendo à sociedade o que antes era produto de um crime. Isso é uma grande satisfação para a Receita e faz parte do seu papel social. Além disso, estreita e fortalece os laços entre as prefeituras da região e a Receita Federal”, pontuou o delegado-adjunto.
A destinação desses bens representa um ganho significativo para o município, que poderá investir os recursos economizados em outras áreas prioritárias. A administração já está trabalhando na distribuição e implementação dos equipamentos recebidos, com o objetivo de otimizar seu uso em setores como tecnologia da informação e segurança pública.
Também estavam presentes neste ato, o Murilo Moure, responsável pelo Depósito de Mercadorias Apreendidas da DRF/Londrina; o responsável substituto, Alexandre Pacanaro; a Angela Querino, responsável pela Logística; a Elizete Fernandes, integrante da equipe de Repressão e o Manoelino de Carvalho, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.