Projeto Ceel fecha abrigo feminino por falta de recursos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Projeto Ceel fecha abrigo...

O atendimento para os homens ainda está sendo realizado, mesmo que mais limitado; voluntários do projeto pedem ajuda por meio de doações

Pastor Satyrio é o presidente do Projeto Ceel, de Rolândia

O Projeto Ceel – Cultura, Educação, Esporte e Lazer, mantido pela Igreja Cristianismo Decidido de Rolândia, precisou fechar a sua casa feminina por falta de recursos. No momento, o projeto, que existe desde fevereiro de 2019, só atende a homens, de forma limitada, e dentro de suas possibilidades.


O presidente do projeto, pastor Satyrio Storbem, explicou as causas que levaram ao fechamento do abrigo feminino, e também informou o porquê do projeto não ter mais convênio com a Prefeitura de Rolândia. “A contrapartida que o convênio exige é muito alta para nós que somos apenas uma instituição que trabalha com doações e com voluntários. Ao fazermos o convênio, houve a exigência da contratação de profissionais, e de um cumprimento de uma carga horária deles. Com isso, ao longo desses dois anos e meio, isso foi ficando muito pesado para nós, por isso ele foi cancelado por uma iniciativa nossa”, revelou o pastor.


Com o cancelamento do convênio, e sem a ajuda de patrocinadores, o projeto hoje carrega uma dívida de mais de 15 mil reais que será paga por um período de dois anos, e envolve encargos com a Receita Federal e INSS. “Neste momento assumimos uma dívida de 30 parcelas de 505 reais. Além disso, temos os acertos de sete funcionários que eu tenho que fazer, e por isso estamos vendendo a nossa Kombi para ajudar a pagar uma parte e parcelar os acertos”, revela.


Satyrio também expõe que dentro do projeto havia um rodízio de funcionário muito grande, porque o máximo que dava para pagar aos colaboradores era um salário mínimo, ou seja, não dava para arcar com o piso de cada um dos profissionais que em sua maioria, eram formados nas áreas de assistência social, psicologia, entre outros.


“O público de moradores em situação de rua são pessoas de difícil relacionamento, por isso não é fácil o trabalho no dia a dia, e por isso eu tinha um rodízio de funcionários muito grande”, ressaltou.


Sobre o fechamento da casa feminina, além das justificativas levantadas, o pastor explica que a demanda de aluguel, água, luz e internet era alta e poucas pessoas eram atendidas ali. “Por isso nós fechamos e vamos continuar só com o abrigo masculino, que tem uma capacidade para 25 pessoas. Temos um assistente social, um coordenador e monitor, todos voluntários”, comenta.


Neste momento, o pastor orienta a população a como proceder ser vir um homem caído na rua e que queira ajuda. “Precisamos que essa pessoa seja levada até o nosso abrigo, pois não temos meio de buscá-la nesse momento”, pontuou Satyrio. O abrigo para homens do projeto Ceel fica na Rua Floresta, 107, na Vila Oliveira.

Doações e como ajudar?
O pastor explica que a doação mais importante para eles é o dinheiro, porque a demanda com gastos básicos como água, luz, aluguel, telefone e combustível é alta. As doações podem ser feitas pelo PIX da entidade, cuja chave é 05937833000105.


Para doar roupas, especialmente agora com a chegada do outono/inverno, o ideal é que a pessoa leve esses itens para a Igreja Cristianismo Decidido da Vila Oliveira (rua Urânio, nº 76). Para mais informações sobre doações ou para pedir ajuda, os telefone são o (43) 3311-6880 e o 9.9952-0790 (Satyrio).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: