Rolândia amplia produção e entrega de ‘leite de soja’

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Rolândia amplia produção e...

Entrega passa de duas vezes por semana para todos os dias, de segunda a sexta, em todos os CRAS da cidade; produção aumentou quase 3 vezes mais

O secretário Diego Silva com o leite e a soja

A prefeitura de Rolândia, através da Secretaria de Assistência Social, que voltou a oferecer ‘leite’ de soja para os rolandenses desde agosto, ampliou a produção para atender a grande demanda da cidade. “Muitas pessoas estão procurando o leite de soja em nossos Centros de Referência da Assistência Social. Então decidimos ampliar e otimizar a distribuição, que agora será feita todos os dias”, explica Diego Silva, secretário de assistência social de Rolândia.


Inicialmente a meta de produção de leite que era de aproximadamente 500 saquinhos de cerca de 500 ml por semana. Essa produção teve que aumentar, visto que a demanda aumentou consideravelmente. Nesta semana, por exemplo, a produção chegou a quase 1,3 mil saquinhos de meio litro.


Neste momento todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) terão distribuição do leite de segunda a sexta-feira. Há, ainda, a entrega semana no Centro de Convivência dos Idosos (CCI).


“Quem precisar do leite pode procurar desde já qualquer um dos nossos três Cras da cidade: Vila Oliveira, São Fernando e do Jardim Nobre. O atendimento é feito das 9 h da manhã até às 17 horas, agora de segunda a sexta. Já nos distritos, a entrega será às terças e às sextas-feiras nas sub-prefeituras de São Martinho e Bartira, das 8h às 13 horas”, informa o secretário.


No cronograma de entrega leite de soja, a quantidade de entrega prevista é de 150 saquinhos por dia em todos os CRAS da cidade, além de 120 para o distrito de São Martinho e 80 para o distrito do Bartira. Para o CCI, o programado é uma entrega semanal que ocorre às terças-feiras de 150 saquinhos, e mais, uma quantidade de resíduo de farelo do extrato retirado do leite. “Esse produto serve como ingrediente principal de diversas receitas de bolos, tortas, salgados e muito mais” pontua Diego. Vale dizer que, paralelamente à ação de entrega dos leites, a Assistência promove oficinas de culinária que utilizam o resíduo da soja usada para fabricar o leite.


O JR também acompanhou na última semana um pouco mais sobre como é realizado o processo da produção do ‘leite’ na máquina batizada de ‘Vaca Mecânica’. A vaca mecânica vem sendo utilizada com muito sucesso na redução dos índices de desnutrição na cidade e faz parte do programa municipal de segurança alimentar ‘Leve Leite’.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Social

Alep faz (justa) homenagem ao Cervin, de Rolândia

Comunidade terapêutica rolandense recebeu Moção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelos serviços prestados Cervin (Centro de Recuperação Vida Nova), de Rolândia, comunidade terapêutica que