Rolândia: domingo tem a inauguração do ‘Espaço Monsenhor José’

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Rolândia: domingo tem a...

A inauguração do local marca nova fase da ONG Soame que, em 2024, completa 23 anos de atuação no município

Neste domingo, dia 17 de março, a Sociedade Ambiental, Cultural e Educacional de Rolândia (ONG Soame) vai celebrar um marco importante em sua jornada de 23 anos. Na data será realizada a inauguração de sua nova sede, localizada na Rua Lúcio Pinto, 420, no San Fernando, que leva o nome de “Espaço Monsenhor José”, em homenagem póstuma ao Padre Zé, um grande parceiro da ONG ao longo dessas mais de duas décadas.


O evento será aberto às crianças, famílias, colaboradores e apoiadores. “Além de mostrar um pouco das atividades realizadas na Soame, queremos motivar as pessoas a colaborarem com a ONG para sua manutenção. Agora após a construção, precisamos de recursos para manter essa obra em funcionamento,” explicou Silvia Unbehaun Püsche, tesoureira e voluntária da Soame.


Além disso, o grande momento também terá um convidado especial vindo diretamente da Alemanha: Bernd Nixdorf, filho do pioneiro Oswald Nixdorf, presidente da ONG alemã Kibra. De acordo com Silvia Unbehaun Püsche, tesoureira e voluntária da Soame, a contribuição mensal da Kibra tem sido fundamental para a Soame, auxiliando no pagamento de professores de capoeira e futsal, além de ajudar nos custos com manutenção, alimentação, materiais de limpeza e expediente.


A nova sede não só proporciona um espaço mais adequado para as atividades, mas também simboliza o compromisso contínuo da Soame com a comunidade, afirmou a voluntaria. O novo local conta com uma recepção, uma sala de aula, uma sala multiuso para música, arte e outras atividades, uma cozinha, banheiros para alunos e banheiros da área administrativa, além de uma área externa coberta multiuso que servirá como refeitório, salão para diversas atividades, oficinas, capoeira, reuniões e eventos.


“Além disso, em parceria com o Colégio Estadual José Alexandre Chiarelli, teremos acesso a uma quadra esportiva para a prática de diversas modalidades esportivas. Também contaremos com uma área externa coberta multiuso adicional para a realização de aulas e oficinas. E para a prática do futebol, uma área de campo autorizada pela Secretaria de Esportes do bairro estará disponível para uso”, pontuou Silvia.


Atualmente, a Soame atende cerca de 60 crianças, porém, existe a possibilidade de expandir esse atendimento com mais recursos. “Para atender mais crianças, precisaríamos de recursos para pagar mais professores. Não é possível manter o trabalho apenas com voluntários. Às vezes, os voluntários podem não estar disponíveis, então precisamos ter recursos para pagar mais pessoas efetivas,” ressaltou a voluntária.


Desafios e vitórias
A Soame foi fundada em maio de 2001 com o objetivo de afastar crianças de um lixão a céu aberto nas imediações da cidade, onde estavam expostas a condições insalubres. Desde então, a organização tem se dedicado a oferecer serviços de proteção social básica, convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, além de atender idosos em situação de vulnerabilidade através da música.


As oficinas oferecidas incluem capoeira, futsal, música (incluindo canto coral e flauta doce), artesanato, FloorBall (um esporte semelhante ao hóquei de quadra originado na Suíça), oficina de convivência (com dinâmicas, brincadeiras, reflexões e socialização), oficina de tamborim e o coral “Recordar é Viver”, em parceria com o Centro de Convivência dos Idosos (CCI), que também participa ativamente de apresentações na cidade e região.


Além disso, em 2018 foi lançado o projeto “Grupo Teatrando”, que oferece oportunidades de expressão teatral para a comunidade. O grupo é aberto ao público e além das apresentações, também oferece oficinas para o público em geral, promovendo a participação e o envolvimento da comunidade nas artes cênicas.


“Com a inauguração do ‘Espaço Monsenhor José’, a Soame dá mais um passo em sua missão de contribuir para o desenvolvimento dessas crianças e jovens, buscando oferecer oportunidades de crescimento humano, social e cultural. Com o apoio da comunidade local e de parceiros internacionais como a Kibra, a organização tem conseguido realizar um trabalho significativo ao longo dos seus 23 anos de existência e continuaremos contando com essa ajuda”, ressaltou Silvia.


Ajude a Soame
Para ajudar a ONG Soame basta fazer um Pix por meio da chave: 04.547.715/0001-10, o CNPJ da Entidade. Também é possível ajudar por meio de uma conta bancária: Sicoob – Agência 4355 / Conta corrente: 101.330-0. Para mais informações, os telefones de contato são o (43) 99968-2451 ou o 99912-9980.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Social

Alep faz (justa) homenagem ao Cervin, de Rolândia

Comunidade terapêutica rolandense recebeu Moção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelos serviços prestados Cervin (Centro de Recuperação Vida Nova), de Rolândia, comunidade terapêutica que