A partir desta semana, as famílias poderão pegar o ‘leite’ nos CRASs do município às segundas e quintas-feiras; com o preço atual do leite ‘normal’, ação vem em ótima hora
Lançamento do programa ‘Leve Leite’ realizado na tarde da quinta (25) no CRAS Luiz Picinin
A prefeitura de Rolândia, através da Secretaria de Assistência Social, volta a oferecer ‘leite’ de soja para os rolandenses a partir desta semana. Todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e as sub-prefeituras de São Martinho e Bartira passarão a distribuir o leite às segundas e quintas. “Nesse primeiro momento, será entregue para as famílias que forem buscar, sem critérios”, explicou Diego Silva, secretário de Assistência Social.
A informação foi divulgada durante o lançamento do programa ‘Leve Leite’, realizado na tarde da quinta (25) no CRAS Luiz Picinin, do Nobre. Após a manutenção realizada por empresa licitada, a ‘Vaca Mecânica’ volta a produzir e a embalar o extrato, mais conhecido como ‘leite de soja’. O lançamento do programa teve a presença do prefeito Ailton Maistro, de Diego Silva e da secretária de Saúde, Karla Ulinski.
A entrega do leite será realizada semanalmente às segundas e quintas, às 13 horas nos locais citados. Diego Silva explicou o motivo pelo qual o leite não era entregue para a população havia mais de cinco anos. “Quando nós assumimos, começamos a verificar toda a questão da máquina, porque quando a vaca mecânica quebrava ficava um tempo parada por causa de processo licitatório e era apenas feita uma manutenção pontual. Agora, o equipamento foi reformado por inteiro e já abrimos uma licitação para que seja feita a manutenção quando for necessário”, ressalta Diego.
Neste momento, a entrega do leite será feita para a população em geral, sem critério de renda. “Vamos ver a demanda e, se for necessário, vamos por critérios. Inicialmente, será produzido cerca de 500 litros de leite em saquinhos de cerca de 1/2 litro, por semana”, informa Diego Silva. Com o preço que está o saquinho leite de vaca, a ação vem em ótima hora.
Paralelamente à ação de entrega dos leites, a Assistência vai promover oficinas de culinária que utilizem o resíduo da soja usada para fabricar o leite. “Com o resíduo da soja é possível produzir bolos, tortas, massas e outras delícias”, acrescenta o secretário de Assistência.
Durante o lançamento do programa, foi possível provar vários desses pratos produzidos com o resíduo da soja. Os participantes do CCI compareceram ao evento e se deliciaram com os quitutes. O evento também teve uma apresentação do músico rolandense Fabiano Santos.