Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, exemplo na recuperação dos presos, pode ser criada no município nos próximos meses
Uma Audiência Pública sobre a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) foi realizada na noite da quarta-feira (26) na Câmara Municipal de Rolândia. A APAC é uma entidade jurídica sem fins lucrativos que auxilia o sistema Judiciário na execução da pena, recuperando o preso, protegendo a sociedade, socorrendo as vítimas e promovendo a justiça restaurativa.
“Essa Audiência teve o objetivo de falar sobre a APAC, como ela funciona e sua proposta em substituir a cadeia pública”, ressaltou o pastor Satyrio Storbem Filho, uma das pessoas que está por trás da criação da APAC. “Os condenados continuarão tendo de cumprir sua pena, mas dentro de um ambiente mais humanizado com roupas limpas, cama e comida adequadas, escolarização, profissionalização”, ressaltou o pastor.
A Audiência expôs a proposta da APAC e do porquê de sua criação. “Hoje a cadeia pública tem cerca de 250 presos para 100 leitos. Pode-se ter uma ideia de como essas pessoas dormem”, apontou Satyrio. “A APAC vem trazer humanização para que esses que cometeram erros recebam a punição, mas também recebam condições de ressignificar suas vidas”, afirmou o pastor.
Os próximos passos agora são uma reunião para a criação da APAC e estruturar a pessoa jurídica. “Também vamos entrar com um pedido de uma área da prefeitura onde será construído o imóvel da APAC e fazer seminários de capacitação para quem quiser conhecer a metodologia utilizada na entidade”, concluiu o pastor Satyrio.
“A APAC traz um grande benefício à sociedade no que diz respeito à ressocialização das pessoas privadas da liberdade. O percentual de ressocialização de presos nas APACs chega a 98% enquanto no sistema comum, o índice é de apenas 15%. O benefício trazido por uma unidade da APAC para a cidade de Rolândia será muito grande”, afirmou Claudemir da Silva Barbosa, presidente do Conselho da Comunidade e gestor da cadeia pública de Rolândia.
Os interessados em conhecer mais sobre a APAC e que quiserem participar do projeto em Rolândia são bem-vindos. “Estamos em busca de pessoas que queiram participar conosco da criação da APAC. Para mais informações, podem me procurar por meio do fonewhats (43) 99952-0790”, finalizou o pastor Satyrio.