Encontro foi realizado no Centro Cultural Nanuk na quarta-feira e serviu para discutir propostas e eleger conselheiros da Sociedade Civil
Na quarta-feira (12), no Centro Cultural Nanuk, foi realizada a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Rolândia. O evento reuniu diversos participantes para discutir questões relacionadas à política de assistência social no município, no estado e no país.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Michele Pereira, a Conferência teve como foco principal o debate sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), visando propor soluções e melhorias para sua implementação em Rolândia.
O evento foi aberto ao público, permitindo que todos que desejassem pudessem contribuir e dialogar sobre o tema. Participaram do encontro o prefeito Ailton Maistro, a equipe da Secretaria de Assistência e os delegados eleitos nas pré-conferência, e demais representantes municipais.
“É um momento muito importante em que discutiremos a política de assistência social para o nosso município. O evento também foi aberto para participação da comunidade, especialmente os usuários dos serviços de assistência social, que puderam comparecer e contribuir com suas opiniões e propostas”, explicou Michele.
Antes da conferência desta semana, foram realizadas pré-conferências nos diversos serviços de assistência social, permitindo a participação ativa dos usuários. As propostas levantadas nesses encontros foram discutidas no evento, com o intuito de serem encaminhadas para a conferência estadual e, posteriormente, para a conferência nacional.
Eleição dos conselheiros
Ainda dentro da programação da conferência houve uma eleição para a escolha dos novos conselheiros da Sociedade Civil. Ao todo foram escolhidos 10 conselheiros titulares e 10 suplentes: três titulares e três suplentes no setor dos prestadores de serviços, dois titulares e dois suplentes dos trabalhadores do setor, e cinco titulares e cinco suplentes dos usuários.
“Hoje foi feita a eleição dos conselheiros de entidades que nós chamamos de controle social, ou seja, a sociedade fazendo o controle da política de assistência no nosso município. Ao todo são 20 vagas, entre titulares e suplentes”, enfatizou a secretaria.
O delegado, titular e suplente, que serão as pessoas responsáveis por participarem da Conferência Estadual que será em outubro na cidade de Cascavel, será escolhido na próxima reunião da Assistência Social. “O delegado ainda terá a possibilidade de participar da conferência nacional que será em dezembro. Rolândia hoje tem a vaga para usuários da política de assistência”, pontuou Michele.
A secretária Michele Pereira também destacou a importância da participação da população nestas reuniões do Conselho Municipal da Assistência Social. “Convido a todos para participar e contribuir com a construção da política de assistência social em nosso município. Somos uma política muito relevante, mas nem sempre compreendida em sua complexidade. As reuniões do Conselho acontecem todas as terceiras quartas-feiras do mês, às 13h, no terceiro andar do Banco do Brasil. É uma oportunidade para que todos sejam ouvidos”, convidou a secretária.