Clube de serviço doou quatro cadeiras de rodas: duas para a Secretaria Municipal de Saúde e duas para pessoas da comunidade rolandense
O Rotary Club de Rolândia-Caviúna doou quatro cadeiras de rodas – duas para a Secretaria Municipal de Saúde (Centro de Especialidades) e duas para pessoas da comunidade rolandense. A doação foi realizada na quarta-feira (28) e faz parte do Projeto Mobilidade para Todos.
Desde 2006, uma parceria entre o Rotary Club de Maringá Parque do Ingá, a Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR) e a ONG americana Free Wheelchair Mission (FWM) possibilita a distribuição de cadeiras de rodas anualmente. Em 2018 o projeto se estendeu aos clubes da região de Londrina. Desde então o Rotary Caviúna participa do projeto e já doou 34 cadeiras para instituições (UBS, asilos, hospital e APAE) e para pessoas na cidade de Rolândia.
Logística
A logística de um projeto desta envergadura é bem ampla, pois inicia-se com a FWM- Free Wheelchair Mission arrecadando fundos com doações, eventos e maratonas nos Estados Unidos. Depois identificam os países que receberão as doações. Cada parceiro internacional relaciona o tamanho e modelo de cadeiras de rodas e o fornecedor na China produz de acordo com o pedido.
Com a produção pronta, as cadeiras desmontadas são acondicionadas em caixas, colocadas em contêineres e despachadas via marítima para o porto do destino.
A distribuição no Paraná é efetuada por rotarianos de clubes habilitados que passam por treinamentos em que aprendem a identificação dos usuários, medições, montagem, ajustes das cadeiras, conforme o perfil dos usuários.
O programa Mobilidade para Todos coordena a parceira com a FWM, os treinamentos e a distribuição no estado do Paraná. Também se preocupa em seguir as regras e agir com transparência na seleção das famílias beneficiadas, assim como no bem-estar dos usuários.
Novo produto
O programa Mobilidade para Todos possui um novo produto. O projeto denominado “Mãos Solidárias” possibilitará rotarianos efetuar a doação de próteses de mãos para quem precisa.
O programa visa atender de forma gratuita todos os brasileiros que não possuem mãos, identificados e cadastrados por rotarianos de todo o Brasil.
Saiba mais em:
https://mobilidadeparatodos.net/