Pesquisar
Close this search box.

‘Semear’ inaugura sua sede e já atende em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. ‘Semear’ inaugura sua sede...

Programa de Aprendizagem prevê formação de adolescentes e jovens, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado formal de trabalho

Autoridades municipais e, até, estaduais estiveram presentes na inauguração do projeto

O Projeto Semear inaugurou sua sede em Rolândia na segunda (14) e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais. O Semear é um programa de aprendizagem que prevê formação de adolescentes e jovens, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado formal de trabalho.

Atualmente, atende a 60 jovens rolandenses que trabalham na Lar Cooperativa Agroindustrial. O projeto é um trabalho desenvolvido pela Sociedade Semear, uma entidade civil sem fins lucrativos de cunho filantrópico, assistencial e beneficente.

O projeto nada mais é que um programa de regularização do trabalho do adolescente ou jovem ‘aprendiz’ e tem como foco capacitá-los para a execução de atividades profissionais através do conhecimento teórico e prático sobre o mundo do trabalho. O Semear cumpre a Lei 10.097/2000, Decreto 9.579/2018 e Portaria 723/2012 do Ministério do Trabalho e Emprego -MTE.

“Desde o ano de 2010, o Semear trabalha com esse programa e tem sua sede administrativa em Medianeira-PR. Naquela região, segue atendendo a mais 12 municípios e chegamos hoje ao Norte do Paraná, aqui no município de Rolândia, para desenvolver também esse trabalho”, explica Fábio Daniel Ribeiro da Silva, coordenador do projeto. “Em Medianeira desenvolvemos atividades de cunho educacional, social e cultural. É um desejo nosso, a partir dos próximos anos, trazer um pouco dessas atividades também para Rolândia”, ressaltou.

O público desse programa são jovens de 14 a 24 anos e o foco está na formalização legal do primeiro emprego. “Nossos objetivos são voltados a essa inserção formal do jovem no mercado do trabalho. Um grande diferencial da entidade hoje é a questão do acompanhamento técnico, com psicóloga e assistente social, dentro do programa de aprendizagem, fazendo essa ponte entre empresa e entidade qualificadora com os jovens dentro desse contexto”, informa o coordenador.

A gerente executiva do projeto é Leci Desbessel e o trabalho conta ainda com a assistente social Camila Abreu, a instrutora de aprendizagem Roseli Cordeiro e a psicóloga social Marcela Alves, além de equipe qualificada. A inauguração teve a presença do o deputado estadual Cobra Repórter, do assessor da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho, João Pavinato, do prefeito Ailton Maistro, da primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro, do vice-prefeito Márcio Vinícius e dos secretários Diego Silva (Assistência Social) e Horácio Negrão (Desenvolvimento Econômico).

Quem desejar conhecer mais sobre a entidade, o escritório do Semear fica na Avenida Tiradentes, 270. Para mais informações sobre o projeto, acesse o site www.semearmedianeira.org.br ou entre em contato pelo WhatsApp (45) 9.9858-1132.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: