Rolândia: caminhoneiros reclamam da lei anti-veículos pesados

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Trânsito
  6. /
  7. Rolândia: caminhoneiros reclamam da...

Motoristas rolandenses que trabalham para empresas de fora não têm direito a Autorização Especial de Tráfego, segundo a lei atual

Agentes de trânsito e policiais militares fazendo orientações aos motoristas de caminhões pesados na PR-170

O JR foi procurado por um grupo de caminhoneiros de Rolândia, revoltados com a lei que restringe o trânsito de veículos pesados no perímetro urbano do município, que entrou em vigor em janeiro deste ano. “Fomos em quatro motoristas tentar pegar a autorização, mas nos foi negada porque o caminhão em que trabalhamos é de outra cidade”, reclama Gustavo Henrique Alves Salles, 27 anos, morador do Cidade Verde.

>>> Siga o Grupo JR no Whatsapp


Apesar de saber que a lei aprovada prevê a Autorização Especial de Tráfego (AET) apenas para veículos de moradores ou em atividade de empresa de Rolândia, Gustavo lembra que paga seus impostos aqui, assim como outros caminhoneiros da cidade. “Sou nascido e criado em Rolândia e trabalho na região, quando preciso passar em casa para pegar uma roupa ou comer, eu posso ser multado? Não é justo”, ressaltou o caminheiro.


Sobre a quantidade de pessoas que estão em sua situação, Gustavo não pode afirmar com certeza, mas acha que deve haver mais de 50 motoristas rolandenses que trabalham para empresas de fora. “Por baixo, mas acredito que haja bem mais”, pontuou o caminhoneiro.


Vereador quer mexer na lei
O vereador rolandense João Ardigo, que quis colocar na lei a isenção para esses casos citados, revelou ao JR que irá apresentar uma emenda à Lei para que esses motoristas de caminhão e carretas possam conseguir a autorização. “Assim, quando eles precisarem parar em casa para dormir ou comer, eles podem fazê-lo sem serem autuados”, afirmou Ardigo.


De acordo com o parlamentar, essa alteração proposta por ele para a lei deve ser lida na sessão de segunda-feira (18) e depois seguir para o trâmite legal. “Vai para as comissões e depois vai para a votação e precisa ser aprovada em duas sessões. Depois, se aprovada, vai para a sanção ou veto do prefeito”, pontuou João Ardigo.


Autuações

A lei aprovada em Rolândia, e já em vigor, proíbe os caminhões acima de três eixos a entrarem no perímetro urbano do município sem a AET. Isso vale também para caminhões de carga e descarga que, mesmo com autorizações, façam o serviço fora do horário estipulado pela lei, que é até as 10 horas da manhã e depois das 16 horas.


A medida criada pela lei visa proporcionar mais segurança aos usuários do trânsito e ainda reduzir congestionamentos. Também, com menos veículos com cargas pesadas circulando, aumenta-se a durabilidade do asfalto das ruas e avenidas da cidade.


A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana (SESTRAN) fica na avenida dos Expedicionários, 426. Seu horário de atendimento é de segunda a sexta, das 12 às 18 horas. O telefone para contato é o (43) 3255-8698.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: