Lei de restrição entrou em vigor na quinta-feira (8); agentes de trânsito e policiais militares iniciaram dois dias de orientações

A lei que restringe o tráfego de veículos pesados na área urbana de Rolândia entrou em vigor na última semana, na quinta (8). Com isso, caminhões acima de três eixos, sem a Autorização Especial de Tráfego (AET), têm de ‘contornar’ a cidade para evitar o trecho urbano e, assim, também as autuações e possíveis multas. Várias placas foram instaladas nas entradas do município com informações sobre a restrição e indicando as rotas que esses veículos devem seguir.
Orientações
Na quinta (8), dia da entrada em vigor da lei, os agentes de trânsito e policiais militares do 15º BPM fizeram uma blitz de orientação para os motoristas de grandes caminhões em dois pontos do município. Pela manhã, esse grupo esteve na rotatória da PR-170, próximo à AABB, e também na Pres. Vargas, próximo à empresa JBS. Os condutores foram orientados a pegar os contornos Sul (PR-986) e Norte (PR-323), passando pela Av. Ricardo Selmi (antiga Esplanada) e pelas rotatórias do Via Sul e da Dori. Nesta sexta (9), os agentes e os policiais militares repetem a dose.

Autuações
A Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana (SESTRAN) também informou que, a partir desses dois dias de orientações, os caminhões acima de três eixos que entrarem no perímetro urbano de Rolândia sem a AET serão autuados. Isso vale também para caminhões de carga e descarga que, mesmo com autorizações, façam o serviço fora do horário estipulado pela lei, que é até as 10 h e depois das 16 h.
AET
De autoria do Executivo Municipal, por meio da SESTRAN, a lei determina que veículos de moradores ou em atividade de empresa de Rolândia, ou ainda em atividade de carga e descarga, deverão solicitar junto a SESTRAN uma credencial especial para poder circular, por meio de Autorização Especial de Tráfego (AET). O documento será concedido, mediante orientações específicas, a definir pela secretaria, caso a caso.
A medida criada pela lei visa proporcionar mais segurança aos usuários do trânsito e ainda reduzir congestionamentos. Também, com menos veículos com cargas pesadas circulando, aumenta-se a durabilidade do asfalto das ruas e avenidas da cidade.
A Sestran fica na avenida dos Expedicionários, 426. Seu horário de atendimento é de segunda a sexta, das 12 às 18 horas. O telefone para contato é o (43) 3255-8698.



