Rolândia se preparar para desviar o trânsito pesado

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Trânsito
  6. /
  7. Rolândia se preparar para...

Com a iminente municipalização da BR-369, prefeitura prepara desvio definitivo do tráfego pesado para os contornos da cidade e adota medidas provisórias para garantir a segurança

À esquerda, veículo chega pelo túnel que passa embaixo do Contorno Sul para pegar a Av. Esplanada; à direita, carro que veio pela Esplanada pega a via para chegar ao Contorno – esse será o trajetos dos caminhões pesados também

Prefeitura de Rolândia está prestes a implementar uma mudança significativa no tráfego de caminhões que cruzam a cidade. Segundo o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestran), Isaac Altino, assim que a BR-369 for municipalizada, será colocado em prática um plano para redirecionar o fluxo de veículos pesados para os contornos Norte e Sul, desafogando vias da área urbana.


“Assim que a 369 for municipalizada, vamos desviar a rota dos caminhões para os dois contornos: o Contorno Sul e o Contorno Norte”, explica. A nova rota já está traçada e terá sinalização nas entradas da cidade, com atualizações também nos sistemas de navegação digital.


“Esses caminhões, tanto os que vêm de Arapongas quanto os que chegam por São Martinho, vão ser desviados pelos contornos. Já fizemos o traçado e vamos informar o Google. E essa municipalização já está em um estágio bem avançado”, informa Altino.


A Prefeitura também iniciou melhorias na infraestrutura, especialmente no viaduto da Arnaldo Busato, na região da Gasoil. “Estamos fazendo as melhorias. Vai ter iluminação pública, pintura e iluminação de LED para dar mais visibilidade”, complementa Altino.


A medida é considerada essencial diante dos problemas recorrentes com o tráfego pesado dentro dos bairros. “Aqui é um bairro antigo da cidade. Os caminhões podem causar acidente, tem crianças na rua, temos comércio. E para os caminhoneiros também vai ser melhor, porque a nova rota será mais rápida, apesar de 5 km mais longa”, revelou Isaac.

O novo trajeto dos caminhões
“Vamos supor que um caminhão esteja na JBS e vá para o sentido Porecatu, São Paulo. Ele volta no viaduto, sobe pelo Contorno Sul, passa o viaduto da Arcol e entra pelo túnel que dá acesso à Avenida Esplanada, sobe até a rotatória do Posto Via Sul, pela rotatória da Dori/Itamaraty, entra no Contorno Norte e sai lá na rotatória da AABB”, detalhou Isaac Altino.


A rotatória do Via Sul, inclusive, será contemplada com medidas de segurança. “Já temos projetos assinados para colocar redutores de velocidade ali. Vai ter radares, lombadas eletrônicas, porque constatamos que os acidentes que acontecem ali são por excesso de velocidade”, afirmou o secretário.


O novo percurso garante um trajeto mais ágil. “A gente já calculou essa rota. Ela tem um acréscimo de cinco quilômetros, porém é mais rápida. Não tem sinaleiro, não tem quebra-mola. É tudo sentido único”, afirma Isaac.


No sentido contrário, os caminhoneiros que chegam pela PR-170, vindos de São Martinho, também não passarão mais pela Av. Ailton Rodrigues Alves. “Eles vão virar à esquerda na rotatória da AABB, pegar o Contorno Norte, sair na Dori, e da Dori ir para Posto Via Sul, virar à direita na Avenida da Esplanada e sair lá na PR-986, no Contorno Sul. Para eles é melhor, porque não tem parada, não tem sinaleiro. É um fluxo contínuo, então vão economizar até combustível”, conclui o secretário Isaac Altino.


O secretário da Sestran também falou que haverá normas e horários para os caminhões pesados que precisarem fazer entrega dentro de Rolândia, como em depósitos de construções, por exemplo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: