Ibiporã de volta ao Mapa do Turismo Brasileiro

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. turismo
  6. /
  7. Ibiporã de volta ao...

Plataforma é uma ferramenta fundamental de divulgação dos atrativos das cidades e das rotas turísticas regionais

Atrativo cultural, o Museu do Café (antiga estação ferroviária) é um dos cartões postais da cidade

Ibiporã está de volta ao Mapa do Turismo Brasileiro na plataforma nacional de divulgação do turismo regional. A certificação do Ministério do Turismo (MTur) veio no dia 17 de abril, após a retomada das reuniões do Conselho Municipal de Turismo em 2025 e o envio atualizado de uma extensa documentação do Município, feito pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).


Toda a documentação é verificada primeiramente pela instância de governança da região (IGR), a Adetunorp, que atua como parceira dos municípios e encaminha os dados para o MTur. Somente sete municípios da região turística “Norte do Paraná” figuram atualmente no Mapa do governo federal: Londrina, Rolândia, Ibiporã, Alvorada do Sul, Porecatu e Sertaneja (as três banhadas pelo Rio Paranapanema) e Sapopema, que tem investido no turismo rural e de aventura.


“Estar no Mapa significa sermos reconhecidos como município turístico”, destaca a secretária de Cultura e Turismo de Ibiporã, Luciana Masson. “Nossa cidade tem em seu DNA a arte e a cultura como fatores estratégicos no seu desenvolvimento. Por isso passamos a nos posicionar de maneira mais focada como um Destino Turístico Cultural”, acrescentou Luciana.


A partir de 2025, o Mapa classifica as cidades em três categorias: municípios turísticos, com oferta turística complementar e de apoio. Na região, Londrina entra como Município Turístico e as outras cidades da região são Município com Oferta Turística Complementar. E o foco de Ibiporã para receber esses visitantes é a oferta cultural.


O Mapa

Várias são as exigências para que os Municípios integrem o Mapa e Ibiporã vem atendendo aos requisitos, tais como: a existência de um órgão gestor na área do turismo, dotação orçamentária e destinação de recursos para o turismo, além prestadores de serviço no Município inscritos no Cadastur (cadastro nacional da atividade), entre outras.


Outro órgão que contribuiu para que o Ibiporã voltasse ao status de destino no Mapa nacional foi o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que precisa estar ativo, com reuniões frequentes. A secretária Luciana Masson movimentou o Conselho nos últimos meses no sentido da retomada das atividades do órgão, que teve duas reuniões recentes e elegeu no dia 10 de abril a sua nova diretoria para o período de 2025 a 2027.


A nova presidente é Devanilde Arias, representante do Sindicato Rural de Ibiporã, que atua há vários anos na formação voltada ao turismo rural e ao empreendedorismo. Seu vice é Elton Braga, do Motor Clube de Ibiporã. O Conselho de Turismo possui 20 membros, representando o poder público e a sociedade civil organizada.


O Mapa do Turismo Brasileiro, que traz uma série de informações turísticas, geográficas e socioeconômicas dos Municípios inscritos pode ser acessado pelo link https://abrir.link/PwpZY (encurtado pelo JR).
Fonte/Agência: Jaime Kaster / Museus – SMCT/ PMI

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

turismo

Em Arapongas, ovo combina com abacate

Festa do Ovo e do Abacate leva cerca de 15 mil pessoas até a Comunidade Colônia Esperança, em Arapongas No fim de semana passado, dias

turismo

Curso de Turismo Rural em Rolândia

Capacitação ofereceu experiência prática e teórica para empreendedores locais O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR) realizou um curso gratuito de Turismo Rural voltado para