Setu lança Território Turístico Norte do Paraná em Ibiporã

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. turismo
  6. /
  7. Setu lança Território Turístico...

Evento marca nova fase para o desenvolvimento regional com foco na integração, inovação e fortalecimento do setor turístico na região Norte do estado

Fotos: PMI

Na manhã da sexta (11), A Secretaria de Estado do Turismo (SETU) realizou o lançamento oficial do ‘Território Turístico Norte do Paraná’, que busca fortalecer o turismo regional, como acontece em outros territórios já implantados no estado. O lançamento aconteceu no Cine Teatro Pe. José Zanelli e foi promovido pela SETU, em parceria com a Casa Civil, a Instância de Governança Regional (IGR – Adetunorp), a Codel, a Governança de Turismo de Londrina e a Prefeitura de Ibiporã. Concorrido, o evento reuniu mais de 200 participantes, incluindo prefeitos, gestores municipais, representantes do setor turístico e lideranças políticas.


A região, composta por 36 municípios, se destaca pela diversidade cultural, belezas naturais, história ligada ao café e uma rica gastronomia. Durante a cerimônia, o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, anunciou medidas voltadas ao fortalecimento da infraestrutura turística, como sinalização especializada e construção de rampas de acesso em áreas náuticas. Durante o evento, Paranhos destacou a diversidade do Norte paranaense, com atrativos que vão da natureza à cultura, e convidou o público a redescobrir o território.


“O Paraná é um exemplo para o Brasil, inclusive no turismo. Temos batido os recordes de visitantes internacionais e nacionais, de empregos”, explicou Leonaldo Paranhos, secretário estadual de Turismo. “Por determinação do governador Ratinho, estou correndo o estado para fortalecer as regiões e nossos territórios, pois temos turismo religiosa, de aventura, náutico, gastronômico. Nossa vinda a Ibiporã hoje é para, definitivamente, implantar o território de turismo da região Norte do Paraná”, pontuou.

Leonaldo Paranhos, secretário estadual de Turismo


“Tivemos a satisfação do secretário Leonaldo Paranhos anunciar diversas obras de infraestrutura para o turismo e vamos agora acelerar o turismo na região Norte do Paraná, pois se precisa de um olhar diferente para a nossa região tão maravilhosa”, afirmou Jefferson Abade, diretor-geral da Setu. “O recurso do povo do Paraná tem a sua forma de chegar aos nossos prefeitos e através do processo de territorialização que isso vai acontecer”, complementou.


A programação foi dividida em dois momentos: a primeira etapa, uma reunião técnica com a IGR e gestores municipais, onde foram discutidas ações integradas para o fortalecimento da governança regional. Após, foi realizada a cerimônia oficial de implementação, com falas institucionais, apresentação de projetos e exibição de um vídeo institucional sobre o potencial turístico de Ibiporã. Foi feito uma ata, distribuir prioridades e solicitar projetos. A partir de agora consolidar o território.

Durante sua fala, o prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, relembrou que muitos municípios da região ainda não reconhecem plenamente seus próprios potenciais turísticos, muitas vezes comparando-se a destinos tradicionais e consolidados. “Às vezes deixamos de reconhecer o valor do nosso próprio território, e isso nos enfraquece economicamente. Turismo impulsiona emprego, autoestima e desenvolvimento. Acredito que, com planejamento e união, podemos transformar o Norte do Paraná em um destino de turismo de qualidade, gerando emprego, renda e reconhecimento para nossas cidades”, afirmou.


José Maria também agradeceu a SETU e ao Governo do Estado e citou o Parque Germiniano. “Agradecemos ao secretário estadual de Turismo e ao Governo do Estado do Paraná, pelo compromisso com o fortalecimento do turismo regional e pela escolha de Ibiporã como sede de um momento tão estratégico para o desenvolvimento do Norte do Paraná”, afirmou. “O Parque Germiniano, um espaço com obras de arte a céu aberto, promete ser um dos maiores da América Latina, idealizado por Orandi Momesso e que representa um marco de investimento cultural e turístico privado na cidade”, revelou o prefeito.


Estiveram presentes também o secretário de Estado da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, além de Tatiana Nasser, diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo, e Sandra Negrini, diretora de Promoção, Inovação, Inteligência e Estratégia Turística, além de outras autoridades da região.

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

turismo

Turismo Rural: oportunidades de empreender

Projeto de alunos do Colégio Alexandre Chiarelli investiga o potencial turístico de Rolândia e propõe soluções para o desenvolvimento sustentável da região; ideia é ter