Turismo Rural: oportunidades de empreender

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. turismo
  6. /
  7. Turismo Rural: oportunidades de...

Projeto de alunos do Colégio Alexandre Chiarelli investiga o potencial turístico de Rolândia e propõe soluções para o desenvolvimento sustentável da região; ideia é ter um Mapa Turístico

Alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agronegócio do Colégio E.C.M.P.J. Alexandre Chiarelli, de Rolândia, estão mergulhados em uma jornada de pesquisa e prática voltada ao turismo rural.


Com o tema ‘Turismo Rural: Oportunidades para Empreender’, o projeto tem como objetivo investigar as características, os benefícios e os desafios dessa modalidade turística, avaliando seu impacto nas comunidades locais, na preservação ambiental e na valorização da cultura regional.


Sob coordenação da professora Adriana Lígia Miskalo e com o apoio dos docentes Wesley Duarte Neris e Tania Cassemiro, a iniciativa busca muito mais do que dados, a intenção é criar estratégias para o desenvolvimento sustentável do turismo rural em Rolândia.


“A metodologia adotada envolve uma divisão da turma em grupos, com cada equipe responsável por conduzir entrevistas com representantes de locais turísticos do município. Os alunos elaboram os documentos de autorização, realizam os registros das visitas e organizam as informações em portfólios”, explicou a professora Adriana Miskalo.


Até o momento, foram entrevistados responsáveis por pontos como a Fazenda Bimini, a Chácara Marabu, o evento Festa dos Embutidos, o Museu Municipal de Rolândia, o cultivo de Morangos Navarros e a Festa de Ação de Graças pela Colheita (Erntedankfest).


“Novas visitas já estão programadas para locais como a Estrada São Rafael (incluindo a igreja e o cemitério da comunidade), o Deizinho do Vermelho, o Jardim dos Cactos e o trecho local do Circuito Pé Vermelho de Cicloturismo”, informou Adriana.


A partir das entrevistas, os alunos identificaram uma demanda comum: a criação de um circuito turístico organizado para a cidade. “Como resposta, o grupo já está trabalhando na produção de três produtos educacionais que serão apresentados no Dia de Campo, evento que acontece no 2º semestre no colégio”, pontuou a professora.

Mapa físico-geográfico
Ainda segundo Adriana, o projeto prevê a criação de um mapa físico-geográfico com os principais pontos turísticos de Rolândia, um mapa digital interativo com localização e acesso às rotas, além de um site informativo com conteúdos sobre o turismo rural no município. “Vamos começar a produzir esse material no segundo semestre e ele estará pronto até o mês de novembro”, enfatizou a docente Adriana.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: