Os desafios de ser mulher para além do gênero é tema de encontro

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Os desafios de ser...

Núcleo Londrina do Grupo Mulheres do Brasil realiza o primeiro Portas Abertas do ano e convida a comunidade para conversar e conhecer mais o trabalho do grupo

“Mulher: desafios além do gênero” é o tema da primeira reunião Portas Abertas do ano, um encontro promovido pelo Núcleo Londrina do Grupo Mulheres do Brasil. O evento acontece no dia 25 de março, às 15h30, na Associação Comercial de Londrina (Acil), e é aberto ao público. Num primeiro momento da reunião, serão apresentados os projetos de Empreendedorismo, Combate à Violência contra a Mulher, Políticas Públicas e de atendimento ao público 60+ já realizados pelo Núcleo em Londrina, assim como os objetivos do Grupo em nível nacional.

Em seguida, será abordado o tema especial desta edição do Portas Abertas, com a apresentação de três integrantes do Núcleo. Thereza Silva, voluntária no Comitê Empreendedorismo, vai levar para a conversa sua experiência à frente da Associação de Mulheres Empreendedoras do Bairro Aragarça, além de sua trajetória pessoal e profissional; Saraí Brito, do Comitê de Combate à Violência, vai falar sobre sua história como mãe atípica, ela é mãe de um menino autista; e Samara da Silva Headley, professora universitária e líder colegiada, vai somar ao debate relatando os desafios enfrentados como mulher preta. Após a fala de cada uma, todas as participantes serão convidadas a refletir empaticamente sobre os depoimentos.

Nilma Raquel Silva, voluntária e líder colegiada do Núcleo Londrina, ressalta a importância de abordar o “ser mulher” de uma forma mais ampla, uma vez que, além da questão do gênero em si, as mulheres sofrem preconceitos de várias ordens e precisam enfrentar desafios muito particulares. “A gente percebe a complexidade da condição feminina, que é recortada por várias situações de classe, de raça, e isso precisa ser levado em conta, até para que nós, mulheres, possamos olhar umas para as outras com mais empatia e generosidade. Isso nos fortalece”, destaca a voluntária.

Sobre o Portas Abertas

A reunião Portas Abertas é um evento realizado por todos os núcleos do Grupo Mulheres do Brasil e trata-se de uma oportunidade de as interessadas em fazer parte conhecerem como funciona esse movimento suprapartidário e que já reúne mais de 114 mil mulheres no País e no mundo com o sonho comum de transformar o país em um lugar melhor e mais justo. Além de apresentar os projetos que já estão acontecendo, será detalhada a proposta do movimento – construir um Brasil melhor a partir do protagonismo feminino -, e lembrados alguns valores que norteiam as ações do Grupo, como buscar diversidade, agir com leveza e promover impacto social.

Sobre o Grupo Mulheres do Brasil

O Grupo Mulheres do Brasil é um movimento político suprapartidário, criado em 2013 e presidido pela empresária Luiza Helena Trajano, que reúne mais de 114 mil mulheres que sonham e trabalham voluntariamente por um Brasil melhor. Nos organizamos em 155 Núcleos locais, 114 em cidades brasileiras e 41 no exterior, em 24 países. Entre nossas pautas prioritárias estão a valorização da Educação, o combate à violência contra a mulher, igualdade racial e a defesa do Sistema Único de Saúde.

O Núcleo Londrina começou suas atividades em outubro de 2020 e realizou sua primeira reunião online aberta às mulheres da cidade no dia 10 de dezembro de 2020. O Núcleo local tem como líder fundadora a arquiteta Charlene Tófano, e como líderes colegiadas a professora universitária Samara Headley, a consultora empresarial Caroline Moya de Morais, a administradora de empresas Vanessa Tófano e a jornalista e atriz Nilma Raquel Silva.

Como participar: todas as mulheres são bem-vindas, basta cadastrar-se pelo www.grupomulheresdobrasil.com.br.  Siga também @grupomulheresdobrasillondrina no Instagram e envie uma DM, se tiver alguma dúvida.

SERVIÇO: Reunião Portas Abertas Núcleo Londrina

Dia: 25 de março

Horário: 15h30 às 18h

Local: Acil (Edifício Palácio do Comércio – Rua Minas Gerais, 297, 2º andar- Centro, Londrina)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

Região na moda e pedágio “burro”

Editorial – Edição: 1050 – sexta-feira, 06/02/26 Caro leitor e cara leitora As cidades da região metropolitana de Londrina estão na moda mesmo. A Assembleia

Cotidiano

TRF5: rolandense é juiz federal em Recife

Sérgio Caetano Conte Filho está entre os 14 juízes federais empossados pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede na capital pernambucana As famílias

Cotidiano

Sobre aniversários, polêmicas e shows

Editorial – Edição: 1049 – sexta-feira, 30/01/26 Caro leitor e cara leitora A pauta principal deste editorial, como não poderia deixar de ser, é o