Prefeitura de Ibiporã promove curso de Língua Brasileira de Sinais para servidores municipais em parceria com a Apasi
A Secretaria de Educação de Ibiporã e a Apasi (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Ibiporã) estão oferecendo um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os servidores e servidoras municipais. A primeira aula do curso de capacitação foi realizada no dia 20 de março na sede da Apasi. De acordo com a prefeitura, são três turmas com encontros de duas horas em três dias da semana: quarta, sexta e sábado.
A capacitação dos servidores municipais significa inclusão e a acessibilidade já que o curso de Libras surge como uma oportunidade para promover uma sociedade mais igualitária e inclusiva. Ainda segundo a prefeitura, as 45 vagas gratuitas disponíveis foram preenchidas por meio de inscrições limitadas. O curso de Libras, viabilizado pelo Termo de Colaboração nº 01/2024-SME, se estenderá até setembro – serão 50 horas de aulas.
O objetivo do curso é aprimorar o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais entre os servidores públicos, visando tornar os serviços municipais mais acessíveis e facilitar a comunicação com pessoas surdas.
A metodologia adotada busca disseminar informações relevantes sobre a surdez e a cultura surda, promovendo uma compreensão mais profunda da surdez em seus diferentes níveis e um maior contato com a cultura surda.