Neste sábado pela manhã, Londrina, Rolândia e Arapongas terão desfile enquanto Ibiporã e Cambé terão momento cívico
Neste feriado de sábado, 7 de setembro, algumas cidades da região metropolitana de Londrina (RML) farão o seu Desfile da Independência enquanto outras terão um momento cívico para comemorar o 202º aniversário da Independência do Brasil. Londrina, Rolândia e Arapongas terão o desfile enquanto Cambé e Ibiporã optaram por uma solenidade de comemoração data. Tudo pela manhã.
Em Rolândia, a Secretaria de Educação divulgou uma maior participação de entidades no desfile deste ano: são 57 inscrições para o evento – em 2023 foram 52. A expectativa é que cerca de duas mil pessoas participem do desfile cívico-militar, que começa às 09 horas do sábado (7), na Av. Interv. Manoel Ribas, com o palanque central no cruzamento com a Av. dos Expedicionários.
Por conta do desfile, algumas ruas do centro serão interditadas das 7 horas ao meio-dia. O desfile será na Avenida Interventor Manoel Ribas, entre a rua Willie Davids e Hugo Maria do Valle. Os participantes do Desfile vão ficar em concentração em ruas do entorno, que também estarão interditadas: Av. Tiradentes, entre Monteiro Lobato e Estilac Leal; Av. Romário Martins, entre a Rua Monteiro Lobato e a Rua Willie Davids, e Rua Monteiro Lobato, entre a Av. Interv. Manoel Ribas e Av. Tiradentes.
Arapongas abriu a Semana da Pátria com hasteamento das bandeiras e apresentação de fanfarra (Escola Colônia Esperança), em frente ao Paço Municipal. O ato reuniu o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, secretários municipais, instituições da Rede Municipal (alunos da Escolas Municipais Cívico Disciplinares Dra. Maria Hercília e Alzira Horvatich), comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Apucarana (30º Bi-MEC), Alexandre Figueiredo, comandante da 7ª CIPM, major Woslki, comandante do Corpo de Bombeiros de Arapongas, capitão Olesh Kindra, delegado chefe da 22ª Subdivisão de Polícia Civil, Dr. Maurício de Camargo e demais autoridades.
O tradicional Desfile Cívico, na Avenida Arapongas, começa às 8 horas. Como em anos anteriores, a abertura do evento com cerimonial será no Palanque, logo após será o início do Desfile com os pelotões, iniciando na Rua Falcão (esquina do Correio), seguindo até a Rua Jacutinga (depois do supermercado Verona), onde deverão se desfazer, após passagem pelo Supermercado Verona. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos (Secle), até agora, 65 pelotões já confirmaram presença, entre eles, a participação do Exército Brasileiro.
Em Londrina, o Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro de 2024 é tradicionalmente na Av. Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste). Participam associações, escolas, grupos ou órgãos, seja do poder público ou iniciativa privada, que queiram integrar as homenagens pela Semana da Pátria.
Este ano, além de celebrar a independência do Brasil, o desfile também comemora os 90 anos de Londrina, a serem completados oficialmente em 10 de dezembro. As apresentações do sábado (7) iniciam às 9 horas. O trajeto completo do Desfile Cívico-Militar inicia no cruzamento da Leste Oeste com a Rua São Luiz, e encerra na Rua Mossoró. O palanque ficará instalado na Avenida Leste Oeste próximo à Rua Amapá. E o desfile inclui um período de, no máximo, 30 segundos para apresentações ou evoluções em frente ao palanque. Para condução das atividades do desfile, o trânsito na região será interditado a partir do viaduto da Leste Oeste com a Rio Branco, até próximo à Rua Fernando de Noronha.
No município de Ibiporã, será realizado um momento cívico juntamente com as apresentações das escolas municipais, no sábado (7), a partir das 8 horas, na Praça Pio XII.
Já no município de Cambé, a Secretaria de Educação e Cultura já convida a população para a solenidade em Comemoração à Independência do Brasil, às 9 horas, no Centro Cultural (Rua Otto Gaertner esquina com a Rua Pará). O evento contará com o hasteamento das bandeiras, hino nacional cantado pelo coral de idosos do município e ainda apresentações culturais feitas por alunos de escolas e centros municipais de educação infantil de Cambé.