Cambé: Conselho da Mulher está ativo e animado

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Cambé: Conselho da Mulher...

Conselheiras foram empossadas em evento no Zezão no sábado passado; 1ª reunião oficial na próxima semana vai eleger Mesa Diretora

Parte do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cambé: conselheiras foram empossadas no sábado passado

As conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Cambé (CMDM) foram empossadas no sábado (18). A posse das conselheiras foi realizada no Parque Zezão e serviu como o fechamento do evento especial da prefeitura para as mulheres cambeenses. “Devemos nos reunir na próxima semana para a nossa primeira reunião, quando escolheremos nossa Mesa Diretora”, explica Lucilene Diorio, secretária de Assistência Social e conselheira do CMDM.


O próximo encontro, que ainda não tem lugar definido, também irá abordar as diretrizes da política da mulher no município e as ações do Conselho. “Vamos discutir as políticas públicas com as entidades e as prioridades para o atendimento”, ressalta Lucilene. “É a primeira vez que o CMDM terá representantes da área de Segurança Pública, que será muito útil em orientações nas leis, como a Maria da Penha”, comemora a conselheira e secretária.


A intenção é fazer a reunir ainda dentro de março, que é o Mês da Mulher. “O ideal é fazemos a reunião até o dia 31 de março. Não sabemos se será na Biblioteca Pública, ou no Museu ou na Secretaria de Assistência. Vamos ver o melhor local para essa reunião”, pontuou Lucilene Diorio.

Quem são
O CMDM de Cambé é formado por 12 conselheiras titulares e 12 conselheiras suplentes. Elas têm mandato de dois anos, que começou no dia 18 de março de 2023 e se encerra no dia 17 de março de 2025. O Conselho tem seis membras titulares (e suplentes) do Poder Público e seis membras titulares (e suplentes) de entidades civis.


Do Poder Público Lucilene Diorio (titular) e Juliana Dorta (suplente) representam a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, Camila Ravagnani R. Bueno (tit.) e Lucimara Pontes (sup.) a Secretaria de Saúde, Simoni Vital (tit.) e Fernanda Perdomo (sup.) representam a Secretaria de Educação, Lourdes Marçola (tit.) e Rudnei Campana são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Lucilene Martins (tit.) e Tatiane Capel (sup.) são da Secretaria do Trabalho e da Profissionalização, e Arylda de Paula (tit.) e Tânia Alessandrino representam a área da Segurança Pública.


A sociedade civil organizada é representada pela Associação das Senhoras Rotarianas de Cambé – distrito 4710 com Elia Campaneruti (tit.) e Solaima Janene (sup.), Associação das Mulheres Empreendedoras de Cambé – AMEC com Samara Sella (tit.) e Livia Sola (sup.), Associação de Entidades de Mulheres do Paraná – Assempa com Maria Aparecida Gongora (tit.) e Marines Bernardi (sup.), Federação da União dos Bairros de Cambé – Funidac com Regina Coelho (tit.) e Marcia Rosa (sup.), Grupo Alegria com Fátima Hauly (tit.) e Paula Ferreira (sup.), Associação Esportiva Philia Handebol Máster com Sonia Radigonda (tit.) e Amélia Peres (sup.).

Como foi
No ano passado, a Câmara Municipal de Cambé montou um anteprojeto e o enviou ao Poder Executivo pedindo a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). “Enviamos o anteprojeto e o Executivo já nos devolveu como um projeto de lei (PL)”, explicou o vereador Dr. Fernando Lima, à época presidente do Legislativo cambeense.


O projeto de Lei foi teve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara e foi para votação na Câmara, onde também foi aprovado. A lei, de nº 3.116, foi publicada no dia 20 de setembro de 2022.


A Lei também criou um Fundo que tem como objetivo a captação de recursos para implementação de ações que promovam o exercício efetivo dos direitos da mulher.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

Região na moda e pedágio “burro”

Editorial – Edição: 1050 – sexta-feira, 06/02/26 Caro leitor e cara leitora As cidades da região metropolitana de Londrina estão na moda mesmo. A Assembleia

Cotidiano

TRF5: rolandense é juiz federal em Recife

Sérgio Caetano Conte Filho está entre os 14 juízes federais empossados pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede na capital pernambucana As famílias

Cotidiano

Sobre aniversários, polêmicas e shows

Editorial – Edição: 1049 – sexta-feira, 30/01/26 Caro leitor e cara leitora A pauta principal deste editorial, como não poderia deixar de ser, é o