De Feliz Natal, TC, ajuda e mulheres fortes

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. De Feliz Natal, TC,...

EDITORIAL – Edição: 901 – sexta-feira, 23/12/22

Olá, querido leitor e cara leitora do JR

Feliz Natal a todos, apesar de termos mais de 30 milhões de pessoas passando fome no Brasil. Feliz Natal a todos, mesmo com mais de 120 milhões de pessoas com insegurança alimentar. Feliz Natal a todos, ainda que tenhamos tantas tragédias provocadas por causa da chuva em vários estados do país.


O desejo de um Feliz Natal é para que possamos melhorar como seres humanos e possamos diminuir o sofrimento do outro, ou da outra. Talvez, assim, e com uma boa política social e financeira, possamos ter bem menos pessoas passando fome no próximo ano e no Natal de 2023.
Então, um Feliz Natal a todos e a todas.


Mudando de tópico e de pauta, nesta edição há várias matérias que merecem ser lidas com atenção. A avaliação da transparência do Tribunal de Contas do Paraná sobre os portais dos Legislativos (pela 1ª vez) e das prefeituras (já no 4º ano) mostra como estão os 399 municípios do estado neste quesito.

Realmente, a posição que os poderes Executivo e Legislativo de algumas cidades ocupam é de dar vergonha. A avaliação é sobre os portais da transparência desses dois órgãos, separadamente.


Em Rolândia, um bebê de três meses, o Caleb, precisa da ajuda da comunidade rolandense e também da região. Ele precisa tomar um remédio que custa R$ 4,5 mil, além de necessitar de um leite especial, o Aptamil, e de fraldas M. A matéria está na página 07 e, nela, pode-se saber como se faz para ajudar a essa criança inocente. Ainda em Rolândia, uma professora e sua filha ficaram três dias a mais em sua viagem turística ao Peru. O motivo: a crise política que está tomando conta do país vizinho. “Vimos a história sendo escrita”, revelou Fernanda Festi, a docente que ficou ‘presa’ com sua filha Ana Laura na terra dos Incas.


Por falar em mulheres, pela primeira vez o Legislativo de Prado Ferreira terá uma mulher à frente da Mesa Diretora. A vereadora Michele venceu a eleição e comanda a Casa de Leis do município até o final de 2024. A cidade, que já tem uma prefeita, agora também tem uma presidenta na Câmara. É a força das mulheres sendo demonstrada novamente.


Por fim, em Cambé, uma atleta de 16 anos, Josiane, foi convocada para a seletiva da seleção paranaense de voleibol sub-19. A convocação mostra que o trabalho do Cambé Vôlei, da Secretaria de Esportes, amparada pela prefeitura municipal, tem gerado muitos resultados. É o ofício de Reginaldo Mazolla, que entende muito de voleibol.

Boa Leitura

Josiane Rodrigues – editora

José Eduardo – editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

De vários tópicos, assuntos e pautas

Editorial – Edição: 1011 – sexta-feira, 04/04/25 Caro leitor e cara leitora A matéria principal desta edição trata do ensino do português para os migrantes

Cotidiano

ACIR lança seu Show de Prêmios

Campanha, que começa no dia 07 de abril, terá premiações em todas as ações do ano e todas as lojas participantes terão ganhadores No próximo