Pesquisar
Close this search box.

Estacionamento rotativo de Rolândia tem nova reunião

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Estacionamento rotativo de Rolândia...

Encontro reuniu membros do Executivo, do Legislativo e do 15º BPM

O aguardado estacionamento rotativo de Rolândia teve mais uma reunião nesta semana na prefeitura. Na segunda-feira (18), o prefeito Ailton Maistro e seu vice, Marcio Vinicius, receberam no gabinete o capitão Wolski, o tenente Santos e tenente Anderson, do 15º BPM, e os vereadores Isaac Altino e Guilherme Spanguemberg. O objetivo do encontro foi o de avançar as discussões da implantação do estacionamento rotativo no município, cujo processo continua ‘em processo’.

A última matéria feita pelo JR sobre o assunto é de novembro de 2021, quando Rolândia passou a integrar o Sistema Nacional de Trânsito. Essa integração, através da Portaria da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) nº 1.197, publicada em 19 de outubro de 2021, deixou o município fica apto a realizar as tarefas atribuídas no art. 24 do Código Brasileiro de Trânsito. Esse foi o passo inicial para que o município implantasse o estacionamento rotativo no centro da cidade, solicitação já muito antiga por parte da população e dos comerciantes.

“O próximo passo é fazermos um convênio com o Detran para assumirmos os serviços da fiscalização. Há dois tipos de convênio, o parcial, em que o município assume apenas alguns serviços e depende do Detran para arcar com o custo do envio da multa. Há, ainda, o total, no qual o município assume tudo. E é isso que está sendo definido agora nessa nova etapa”, explicou Gerson Carlos dos Santos, diretor de trânsito de Rolândia à época.

Todas essas mudanças também facilitariam a implantação de uma guarda-municipal em Rolândia, nos mesmos moldes da cidade de Arapongas. “Lá existe a figura do guarda municipal, que atua tanto nessa função como também no setor de trânsito, desde que seja feito um treinamento específico para isso com esses profissionais”, pontuava Gerson.

Outro fator que beneficiou o município foi a mudança na legislação que permite que o departamento de trânsito seja na própria prefeitura. A prefeitura já tinha, em novembro, duas salas prontas para receber o departamento. Esses espaços ficam na rua Santa Catarina, ao lado da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, mas nos fundos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: