Posse de padre Luciano Macedo, que é cambeense, foi realizada pelo arcebispo Dom Geremias Steinmetz no domingo; padre Cristiano, ex-pároco, assumiu como reitor-pároco em Arapongas
A Paróquia Santo Antônio de Cambé tem um novo pároco: padre Luciano Macedo que substitui ao padre Cristiano Rodrigues de Jesus, agora reitor-pároco do Santuário-Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Arapongas. A posse canônica ao padre Luciano foi dada pelo arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, no domingo (26), um pouco antes da Missa das 10h30.
Houve a leitura e a assinatura do Juramento de Fidelidade à Igreja, ao Papa, ao Bispo Diocesano e à Doutrina Católica na sacristia, numa cerimônia reservada. A cerimônia teve a de vários padres e de um casal de leigos (representando a comunidade paroquial), que assinaram o documento como testemunhas. A solenidade prosseguiu no interior da Igreja Matriz, diante da assembleia, com a leitura do decreto de posse, pelo diácono permanente Mauro Correia Rocha.
Na sequência, padre Luciano recebeu alguns dos componentes com os quais exercerá a função na Paróquia. A estola, segundo a explicação do arcebispo, “Biblicamente sinal de serviço, de poder espiritual, serviço de poder salvífico a partir da Palavra”, e a chave do sacrário, onde fica a Eucaristia, “fonte e ápice de todo o culto e da vida cristã”. Padre Luciano abriu o sacrário e, ajoelhado, se colocou em oração para receber a missão.
Missa
Encerradas as formalidades, teve início a missa presidida por D. Geremias e concelebrada por seis padres. Entre eles o reitor provincial da Província São Paulo Apóstolo dos Padres e Irmãos Palotinos, José Lino de Oliveira, e os vigários paroquiais Pedro Ramos, Antônio Luiz Radigonda. Também teve a participação de quatro diáconos permanentes.
Os fráteres Renato Augusto Ferreira e Richard Steven, do Seminário Teológico São Vicente Pallotti, em Londrina, fizeram o cerimoniário. Estiveram presentes os seminaristas do Teologado Dom Virgílio de Pauli, da Diocese de Campo Mourão, que fica no Centro de Cambé.
Na assembleia, repleta de fiéis, que ocuparam inclusive o mezanino, estavam centenas de ex-paroquianos de padre Luciano na Paróquia São Vicente Pallotti, de Arapongas e também o grupo de ciclistas Pedal da Misericórdia, criado por ele na antiga comunidade paroquial.
O Evangelho, do 1º Domingo da Quaresma, cuja liturgia fala das tentações, foi proclamado pelo novo pároco que, após a homilia, a pedido de D. Geremias, também fez a Proclamação da Fé, do Creio. Ao final da missa, o reitor provincial agradeceu o arcebispo pela “acolhida aos palotinos na Arquidiocese” e, em especial, ao padre Luciano “pelo sim que você deu à transferência” e o abençoou para a nova missão.
Encerrando, padre Luciano, utilizando-se de uma citação de São Vicente Pallotti, disse que “não pedi para vir para esta Paróquia, mas Deus foi generoso comigo. Um privilégio dirigir uma Paróquia originalmente Palotina e da cidade em que nasci. Tomo consciência que sou o primeiro padre palotino nascido na fonte batismal paroquiana”. Padre Luciano nasceu em Cambé no dia 23 de agosto de 1974.
Padre Luciano mostrou o cálice utilizado na missa, que pertenceu ao padre alemão, pioneiro, Symphoriano Kopf, que o batizou. Chamando a seu lado o padre Francisco Dias, recordou que ele lhe deu a Primeira Comunhãone que, naquela mesma Igreja Matriz, onde recebeu vários sacramentos, celebrou a Primeira Missa no dia 8 de julho de 2001. E prometeu trabalhar “em comunhão com a Arquidiocese e com respeito aos 80 anos de vida, história e missão desta Paróquia”.
Por fim, D. Geremias que, no domingo, completou 58 anos de idade, foi homenageado e recebeu um presente em nome da comunidade. Terminada a celebração, uma longa fila, de novos e antigos paroquianos, se formou pela nave central para cumprimentos e fotos com padre Luciano.
Ex-pároco
O ex-pároco da Igreja Santo Antônio de Cambé, padre Cristiano Rodrigues de Jesus, assumiu como reitor-pároco do Santuário-Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arapongas. O religioso ficou por cinco anos à frente da Paróquia de Santo Antônio – assumiu em fevereiro de 2018 e deixou a função em fevereiro deste ano.