Motoristas fizeram curso de transporte de passageiros

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Motoristas fizeram curso de...

Condutores da Saúde de Cambé receberam o diploma de conclusão do curso de aperfeiçoamento no transporte de passageiros e de urgência e emergência

O prefeito Conrado Scheller participou da entrega dos certificados aos motoristas

Os motoristas da Secretaria Municipal de Saúde receberam, na manhã da sexta-feira (23), o diploma de conclusão do curso de aperfeiçoamento no transporte de passageiros e de urgência e emergência. O objetivo da capacitação foi qualificar os servidores que trabalham nos serviços de urgência e emergência do município, como o Intersaúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), assim como da Atenção Básica. No total, 25 motoristas participaram do curso.


Priscila Moraes, coordenadora do Departamento de Atenção Especializada, explica que o curso ofertado aos motoristas atendeu a resolução 168/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A resolução pede que os motoristas que trabalham com o transporte de passageiros recebam treinamento adequado para exercer a função. “O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados, garantindo a segurança de toda a nossa população”, ressalta.


Ao todo, 25 profissionais receberam o treinamento no Centro da Juventude, que aconteceu de forma escalonada e não prejudicou os serviços oferecidos. O curso englobou quatro tipos de modalidade: curso inicial no transporte de passageiros; curso de reciclagem no transporte de passageiros; curso inicial de emergência; e curso de reciclagem de emergência. Para os cursos iniciais, a carga horária foi de 50 horas; já para a reciclagem foi de 16 horas. Nas aulas, foram abordados tópicos como a legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social.


Adriane Bertan, secretária de Saúde, agradeceu a parceria e o comprometimento de todos os motoristas. “Espero que esse curso permita que esses servidores desempenhem a função sempre da melhor forma possível e garantam o acolhimento necessário aos pacientes. Os motoristas têm uma função de extrema importância, já que ajudam a salvar a vida de pacientes que precisam de atendimento”, ressalta.


Laércio Bernardi, que é motorista há sete anos, aprovou a iniciativa. “Foi muito bom. Os professores explicaram tudo muito bem para a gente. Isso vai nos ajudar muito na condução dos pacientes, porque antes a gente fazia do nosso jeito, já que não tínhamos a técnica”, afirma. Cleverson Batista da Luz também é motorista há sete anos e conta que o curso veio para agregar e qualificar o trabalho prestado por eles. “Nós tiramos muitas dúvidas, principalmente relacionadas ao trânsito, como fazer uma condução segura e a velocidade certa”, explica. O motorista deve saber quando fazer uso da velocidade em prol da saúde e do bem-estar do paciente.


Genivaldo Lima, motorista há 17 anos, explica que o curso foi muito proveitoso: “eles nos atualizaram com algumas técnicas que, se a gente não coloca em prática, acaba esquecendo”. Segundo o motorista, o curso também contou com um módulo sobre as sinalizações viárias. “Nós também aprendemos sobre a aplicação dos primeiros socorros. A função da gente é dirigir, mas vai que um dia precisamos usar em uma situação de necessidade”, finaliza.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

Rolândia: lojas abrem no feriado para atender pais

Lojas conveniadas trabalham nesta quarta-feira (28), aniversário do município, para que pais possam comprar uniformes pelo ‘Bora Estudar!’ As lojas de confecções conveniadas ao programa

Cotidiano

Ibiporã abre concurso público

Edital prevê nove vagas imediatas e cadastro reserva em diferentes áreas A Prefeitura de Ibiporã publicou edital de concurso público para o preenchimento de nove