O Capítulo recebeu o Certificado de Referência Nacional durante o Congresso Nacional da Ordem, em Curitiba
O Capítulo Getúlio Pereira Salerno, nº 302, de Rolândia, recebeu o Certificado de Referência Nacional – 1º lugar no sábado, 27 de agosto, em Curitiba, durante o Congresso Nacional da Ordem DeMolay.
Ordem DeMolay e Maçonaria? O que de fato são?
A Ordem DeMolay é uma fraternidade internacional e filantrópica, cujo objetivo é estimular, em jovens rapazes com idade entre 12 e 21 anos, 7 Virtudes Cardeais: Amor Filial, Reverência Pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo.
A organização foi fundada em 1919, nos Estados Unidos, pelo maçom Frank Sherman Land, nas dependências da Maçonaria, que é uma escola global de moral e ética para adultos. Desde então, a Ordem DeMolay se espalhou pelo mundo e, hoje, reúne milhões de membros.
O slogan da Ordem DeMolay é “nenhum DeMolay deverá fracassar como um cidadão, como um líder ou como um homem”. A organização como um todo é uma fervorosa defensora das Liberdades Civil, Religiosa e Intelectual.
O Capítulo de Rolândia
Sim, originalmente recebeu o nome da nossa cidade – foi fundado em 09 de novembro de 1996, na Loja Maçônica Ciência e Trabalho nº 20. Apenas com o falecimento do maçom Getúlio Pereira Salerno, na época responsável pela articulação da Ordem no Paraná, é que os membros do Capítulo decidiram modificar o nome para homenageá-lo.
Nos últimos 26 anos, o Capítulo tem sido extremamente ativo quando o assunto é trabalho social, articulando e promovendo centenas de doações para instituições de nossa cidade, como o Hospital São Rafael, a APAE, Casa de Repouso Maanaim, Lar André Luiz, Lar João Leão Pitta, Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, Lar dos Idosos Cairbar Schutel e muitas outras.
Hoje, o Capítulo conta com aproximadamente 25 DeMolays ativos, aprendendo sobre as virtudes e esforçando-se para praticá-las no seu dia a dia, em ambientes como a escola, o trabalho e respectivas religiões.
O Certificado de Referência Nacional (CRN)
Trata-se de um projeto do Gabinete Nacional da Ordem DeMolay, que visa reconhecer os melhores Capítulos com base nas atividades que eles realizam. Para tanto, cada atividade relatada gera uma pontuação para o Capítulo. A soma dos pontos determina a classificação dele no Ranking Nacional.
Existem centenas de Capítulos no Brasil e o de Rolândia conquistou o 1º Lugar, foram 2.090 pontos! Quase 25% a mais do que o segundo colocado.
O resultado, segundo o Mestre Conselheiro da 52ª Gestão, “foi causado por um esforço conjunto dos membros, apoiados por suas famílias, pelos tios maçons e, principalmente, pela comunidade de Rolândia, que sempre nos ajudou a doar recursos para as instituições de nossa cidade”.
Os próximos passos do melhor do Brasil
Neste momento, o Capítulo Getúlio Pereira Salerno já está na liderança do Certificado de Referência Nacional 2022-2023. Já foram realizadas ações em prol do Hospital, APAE, Escola Nossa Senhora Aparecida e CEI Casa da Criança, além de outras atividades que também são pontuadas.
Você poderá reconhecer os jovens DeMolays dentro dos próximos dias, durante os eventos cívicos da cidade, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, tanto no Hasteamento Oficial da Bandeira Nacional, em frente à Prefeitura, no dia 03 de setembro, quanto no famoso Desfile de 7 de Setembro.
Como um jovem pode se tornar um DeMolay?
Por se tratar de uma organização discreta e iniciática, qualquer jovem que deseje se tornar um DeMolay deve ser aceito, por meio de uma votação reservada, pelos membros ativos do Capítulo.
Os únicos critérios necessários para uma petição de entrada são: ser do sexo masculino (a Ordem para-maçônica para meninas é a Ordem do Arco-Íris), ter entre 12 e 21 anos de idade e alguma crença em uma Força Superior, ou seja, deve ter alguma religião ou semelhante.
Qualquer interessado pode entrar em contato com o Capítulo pelo Instagram @capitulogetulio, para conversar com os meninos e tirar dúvidas.