Editorial – edição: 878 – sexta-feira, 01/07/22
Olá, querido leitor e cara leitora do JR
Nesta semana, além da matéria da entrega e liberação da pista principal do viaduto do Bratislava, em Cambé, feitas pessoalmente pelo governador Ratinho Junior, também temos como matéria principal Renata e Ishá.
Não entendeu nada? Calma que explicamos. Na página 07, há uma matéria sobre a técnica em enfermagem Renata, que construiu a Ishá, que quer dizer Eva em hebraico.
A Ishá é um sistema que simula a corrente sanguínea do paciente durante uma sessão de hemodiálise por meio de um manequim. É um simulador que foi criado pela prórpia Renata, que trabalha na UPA de Arapongas, e tem chamado muito a atenção dos profissionais da saúde de toda a região e ajudado a vida de muitas pessoas. Entendeu a Renata e a Ishá agora? Então bora lá para ler a matéria toda na página 07.
Na página 09, temos a matéria sobre o presente que o município de Rolândia ganhou do compositor-dentista Beto Capoletto. Beto compôs a música ‘Eu sou de Rolândia’, na qual tem parceira na letra com Nino Lobasco. O compositor veio a Rolândia pessoalmente apresentar a música, que tem um estilo meio rock rural. Vale a pena escutar. Onde e como? Na matéria da página 09, no final do texto, há um link para ouvir e assistir ao clipe da música.
Na área do ambiente, duas matérias de Rolândia, uma de Jaguapitã e uma de Cambé. Em Cambé, foram tirados 10 caminhões de lixo de uma única casa, que fazia reciclagem irregular. Falando em reciclagem, a vereadora Cristina Pieretti está possessa e pedindo que o município de Rolândia aumente o seu trabalho de reciclagem, pois o barracão do aterro está lotado de material. Também tem gente reclamando do corte de árvores em Rolândia, está na página 03.
Por fim, em Jaguapitã, a Secretaria de Meio Ambiente começou a implantar as caçambas-contêineres duplas: para lixo reciclável e para lixo orgânico.
Boa leitura
Josiane Rodrigues – editora
José Eduardo – editor