E as placas? Lixo é deixado na estrada do São Rafael

Infração diminuiu, mas ainda há muito lixo sendo deixado na estrada, considerada um dos pontos mais importantes para o turismo de Rolândia

Em junho, a Estrada do São Rafael, um dos maiores pontos turísticos de Rolândia, recebeu placas com mensagens de conscientização ambiental. Essas placas, direcionadas para as pessoas que usam a estrada, têm como foco promover mais consciência por parte dos usuários quanto à conservação e preservação da estrada, que é um patrimônio cultural do município. Porém, mesmo com a instalação das frases com pedidos como “recolha o seu lixo”, muitas pessoas ainda estão jogando lixo no local.

“Foi bem bacana essa ação realizada, só que infelizmente a nossa população ainda não é educada. Muitas pessoas que utilizam a estrada nos fins de semana para turismo, deixam embalagens de bebidas no local, deixam lixo na beira da estrada e ainda jogam resto de obras em alguns trechos da estrada”, afirmou Daniela Kaphan, proprietária do Spa Recanto das Figueiras, que fica na Estrada.

Além da instalação das placas, os participantes da ação também fizeram o recolhimento de resíduos que estavam no local, e também pediram a conscientização dos usuários da estrada que estavam passeando pelo local, mas mesmo assim, algumas irregularidades ainda são cometidas.

“Infelizmente é algo que precisa ser constantemente falado para as pessoas, pois eu percebo que cada um simplesmente faz o que quer sem se preocupar com o próximo. Algumas pessoas vêm fazer piquenique por aqui, fazem até fogueiras, o que prejudica ainda mais a nossa atual situação de secas. A estrada é linda, os produtores e as pessoas que vivem aqui cuidam com muito carinho, por isso, eu acredito que a população precisa ser novamente orientada”, pediu Daniela.

A secretária de Cultura, Flávia Galbero, pontuou que, em comparação ao que era antes, a estrada melhorou muito no aspecto de preservação, porém ainda há pontos onde podem ser vistos lixo. “Acredito que até mesmo alguns catadores rasgam os sacos que ficam na estrada para ver o que tem dentro”, afirmou. A mesma situação de sacos rasgados também foi citada pela moradora da estrada, que classificou a atitude como algo que precisa mudar.

“Alguma outra ação precisa ser feita no local, talvez uma orientação de panfletagens no começo da estrada, ou instalação de lixeiras no decorrer da estrada. Infelizmente, há muitas coisas no local que precisam ser melhoradas. Nós, que mexemos com turismo, ficamos tristes com essa questão dos lixos na estrada, e muitas vezes nós nos prontificamos a fazer o recolhimento desses resíduos no local”, comentou.

A colocação de placas ‘conscientizadoras’ foi fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), da Comissão Municipal de Preservação Histórica de Rolândia (Comphir), do Rotary Club de Rolândia-Caviúna e do Rotary Club de Rolândia. A ação também tem o apoio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, da Secretaria de Assistência Social, por meio do CREAS, e do Spa Recanto das Figueiras, que fica na Estrada São Rafael.

O JR lembra a todos os leitores que o patrimônio público é nosso e cuidar dele, assim como do meio ambiente, é um dever de todos nós. Lembre-se que o lixo descartado indevidamente pode causar alagamentos e entupir bueiros, além de provocar mau cheiro e a proliferação de doenças e poluir as águas, solo e lençóis freáticos. Como cidadãos, é nosso dever cuidar da cidade onde vivemos!

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Meio Ambiente

O Meio Ambiente na pauta de Ibiporã

Conferência de Meio Ambiente, em sua 5ª edição, foi preparatória para as Conferências Estadual e Nacional, que tratarão da Emergência Climática Prefeitura de Ibiporã, por

Meio Ambiente

Ibiporã revisou seu Plano Diretor

Prefeitura sancionou a nova Lei do Plano Diretor e atualizou procedimentos para emissão de alvarás A Prefeitura de Ibiporã publicou, no dia 14 de outubro,