Manifestação pela vida pede segurança no trânsito de Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Segurança
  6. /
  7. Manifestação pela vida pede...

Ato está marcado para ocorrer nesse sábado, às 17 horas, no semáforo da Rua D. Pedro I; movimento pede cancelas e sinalização

Após a tragédia registrada no sábado (27), em Rolândia, no semáforo da rua Dom Pedro I, que vitimou Vanessa Delfino (32) e sua filha Laura (06), uma manifestação espontânea foi marcada para ocorrer no mesmo local neste sábado (04), às 17 horas. O ato, organizado por moradores e moradoras da cidade, tem como solicitação geral o pedido de segurança na cidade por meio de sinalizações corretas no trânsito, pinturas em quebra-molas, faixa de pedestres e cancelas nos cruzamentos das linhas férreas do município.

Alguns dos organizadores têm pedido que as pessoas levem flores à manifestação. Na cidade, existem pelo menos sete locais de travessias distribuídas ao longo da ferrovia que corta o município e nenhum deles possui cancelas. Em 2017, o vereador Alex Santana já havia solicitado a implantação das cancelas à Rumo; antes do acidente, também o vereador Rodrigão fez o mesmo pedido aos órgãos competentes. Nesta semana, o vereador Guilherme Spanguemberg apresentou um requerimento verbal solicitando cancelas e outras melhorias em relação à infraestrutura desses cruzamentos.

Ainda nesta semana, o prefeito Ailton Maistro e o secretário de Planejamento, Zeca Salgueiro, fizeram um pedido formal ao superintendente Regional do DNIT no Estado do Paraná e ao coordenador de Relações Institucionais e Governamentais da Rumo Logística, pedindo a implantação de cancelas eletrônicas com sinalização sonora em todos os cruzamentos em nível, dentro do perímetro urbano do município de Rolândia.

Em nota ao JR, a Rumo Logística lamentou o ocorrido: “A concessionária lamenta profundamente pela ocorrência registrada na noite do último sábado (27), por volta das 20h, em Rolândia (PR). Ao visualizar um carro parado sobre os trilhos, o maquinista cumpriu todos os procedimentos de segurança, mas não foi possível parar a composição a tempo. O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e todo o suporte foi prestado às equipes médicas e de resgate. A empresa permanece à disposição das autoridades competentes para fornecer as informações que se fizerem necessárias. De acordo com o Artigo 10, Parágrafo 4º, do Decreto Federal 1.832/1996, o responsável pela execução da via mais recente deve assumir todos os encargos decorrentes da construção e manutenção das obras e instalações necessárias ao cruzamento, bem como pela segurança da circulação no local. Além disso, o Artigo 21 do Código Brasileiro de Trânsito, estabelece que quem responde pela sinalização é o órgão responsável pela via rodoviária”.

Quem estiver disposto a participar da manifestação, pedindo por melhorias em vários sentidos de infraestrutura de Rolândia, também pode adquirir camisetas que serão utilizadas no dia do ato. Basta entrar em contato com o Foto Fornazieri por meio do telefone (43) 3255-3003.

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Segurança

Um domingo sangrento em Jaguapitã

Sogro e genro são mortos a tiros após discussão em balneário/pesqueiro do município No início da noite do domingo (5), a Polícia Militar foi acionada