Rolândia: combate Lilás da violência contra a mulher

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Segurança
  6. /
  7. Rolândia: combate Lilás da...

Palestras, panfletagem educativa e outras atividades estão programadas para ocorrer neste mês dedicado à conscientização e combate à violência contra a mulher

Reunião da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (fotos: divulgação)

Agosto chegou e trouxe uma série de atividades e eventos dedicados à conscientização e combate à violência contra a mulher. Em Rolândia, a abertura do ‘Agosto Lilás’ foi marcada por um evento especial no dia 1º de agosto, no Nanuk, que contou com uma apresentação cultural de balé pelo Estúdio Cassiane Ribeiro e uma palestra da Professora Doutora em Serviço Social, Sandra Lourenço de Andrade Fortuna.


A palestra, com o tema ‘Combate à Violência Contra as Mulheres e a Transversalidade nas Políticas Públicas’, abordou questões importantes sobre a violência de gênero e a integração das políticas públicas para enfrentar esse problema. A programação inclui diversas iniciativas para engajar a comunidade e promover a conscientização.


Na sexta-feira (9), houve uma panfletagem no centro da cidade, em parceria com o projeto Semear, programa de aprendizagem que auxilia na formação de adolescentes e jovens, ampliando suas possibilidades de inserção no mercado formal de trabalho. “Alunos do Semear estiveram envolvidos na distribuição de materiais informativos para educar a população sobre a violência contra a mulher”, explicou a psicóloga Viviane Vernillo, da Diretoria de Políticas para Mulheres.

Viviane Vernillo e Michele Pereira (secretária de Assistência) no dia do lançamento da campanha


Esta semana será dedicada a palestras nas empresas locais nas empresas Lar, Selmi e Cocamar. “Este ano, a novidade é que as palestras serão direcionadas para mulheres e também para homens, promovendo uma abordagem inclusiva na discussão sobre violência e prevenção”, comentou Viviane.


Entre os dias 22 e 28 de agosto, a atenção se volta para os jovens com uma série de palestras nas escolas estaduais e em um colégio privado do município. O foco será a violência cibernética, uma preocupação crescente entre os adolescentes, abordando as diferentes formas de violência e suas implicações.


O último evento do mês ocorre no dia 31 de agosto, com o ‘Pit Stop da Mulher’ na Vila Oliveira. Embora a programação detalhada do Pit Stop ainda não esteja pronta, estão previstas panfletagens e parcerias com outras instituições para oferecer diversas atividades e informações.

Reunião importante
Na quinta-feira (8), foi realizada a 4ª reunião da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na sede da Assistência Social. “Tivemos um feedback da 1ª Caminhada contra o feminicídio do município e foram apresentados os fluxos do Conselho Tutelar e do Creas 1, órgãos da Rede. A ideia é termos um fluxo só de todas as entidades participantes. Também falamos sobre uma planilha para todos das redes usarem quando as mulheres passam pelos serviços”, ressaltou Viviane. O objetivo é que as mulheres agredidas não precisem ficar repetindo a mesma história várias e várias vezes.


Na reunião da Rede estavam presentes as duas equipes da Patrulha Maria da Penha de Rolândia (15º BPM), representantes da Assistência Social, da Educação, da Diretoria de Políticas para Mulheres, da Delegacia, do Creas 1 e do Conselho Tutelar.


O Agosto Lilás é uma campanha nacional que visa aumentar a conscientização sobre a violência contra a mulher e promover ações para o enfrentamento desse problema. Durante todo o mês, eventos, palestras e atividades educativas são realizados em várias localidades para engajar a sociedade na luta contra a violência de gênero, oferecer suporte às vítimas e fortalecer as políticas públicas voltadas para a proteção das mulheres.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: