Por Humberto Xavier Rodrigues
Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
De fato, não estamos guerreando contra carne e sangue, mas contra os principados, autoridades, poderes das trevas e espíritos malignos que reinam nas regiões celestes. Aqui está a nossa batalha. Muitas vezes o inimigo irá usar coisas, ambientes e até pessoas. Na verdade, o inimigo pode estar por trás de tudo isto. Entretanto, se a nossa atenção estiver focada nas pessoas ou coisas, estaremos combatendo a batalha errada.
Por vezes, o inimigo (o diabo) usa pessoas e acontecimentos com o objetivo de debilitar ou enfraquecer as nossas vidas: Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Isaias 14:12.
O nosso inimigo é mais inteligente do que nós. Ele é mais poderoso do que nós, ele é um espírito. Nós não somos páreo para ele. Se usarmos nossas forças contra o inimigo ( diabo), a nossa derrota é certa. Não devemos ser tolos de tal modo a pensar que podemos com o inimigo. Longe disto. A nossa vitória sobre o Diabo, a carne, o mundo e o pecado é pelo fato de estarmos em Cristo.
Foi lá na Cruz que o nosso Senhor despojou os principados e potestades e os expôs publicamente e os envergonhou naquela Cruz: Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Colossenses 2:14-15.
Esta é a Palavra da Cruz, loucura para os que se perdem e salvação para os que crêem. A Cruz não é apenas um ato – algo que aconteceu na história, uma vez para sempre – mas a Cruz é também um caminho que temos que seguir por toda a nossa vida.
A Cruz não é apenas a porta para a Vida, mas o caminho da Vida. A Cruz não é somente a entrada para a vida eterna, mas o caminho “salpicado por ela”. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas. A nossa vitória sobre o pecado está no fato de termos morrido e ressuscitado em Cristo.
Amém!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.