É preciso nascer de novo

Por Humberto Xavier Rodrigues

A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. João 3:3. O conceito de novo nascimento no Velho Testamento é dado como a troca de coração: Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Ezequiel 36:26.

No Novo Testamento o conceito é mais amplo. Jesus fala do novo nascimento como a troca de vida. Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á. Mateus 10:39. Neste caso, o novo nascimento é a perda da vida da alma para a entrada da vida de Cristo ou, do espírito novo.


Para o apóstolo Paulo, o novo nascimento é a saída do velho homem, pela crucificação em Cristo, e, a entrada do novo homem, pela ressurreição: Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. Romanos 6:6.


Então, o novo nascimento é a saída da vida pecaminosa ( velho homem) para a entrada da vida de Cristo. E, essa experiência se dá por meio da morte e ressurreição de Cristo. Visto que, a morte de Cristo foi a morte do Velho homem ou, pecado: Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Romanos 6:11.


Fica evidente que, o pecador precisa passar pela morte com Cristo. Porque é na morte com Cristo que se dá o fim do velho homem. Também, é importante saber que o novo nascimento não é a mudança da velha natureza, mas a implantação de uma nova.


O fundamento dessa troca está na cruz, pois, ali na cruz aconteceu a grande transação: perdemos a nossa vida pecaminosa e recebemos pela fé, a vida de Cristo. E, a fé tem como ponto de apoio a palavra de Deus, pois está escrito: Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim.


Fé + Palavra de Deus = experiência. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. Hebreus 4:2.

Amém!!!

Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.

Foto de Humberto Xavier

Humberto Xavier

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Religião

Levando o corpo a morrer

Por Humberto Xavier Rodrigues Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém no desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre

Cultura

Regravações melhores que as originais

Por Samuel M. Bertoco Regravações melhores que as originais – Por que parte 1? Porque tive essa ideia e quando fui buscar achei muiiitasss, então

Religião

Só Jesus!

Por Humberto Xavier Rodrigues Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. João 14:20. A

Cultura

A Hora do Mal – Halloween atrasado

Por Samuel M. Bertoco Tinha guardado pra falar desse filme no Halloween, mas eu esqueci, então vai de semaninha seguinte. A Hora do Mal é