Por Humberto Xavier Rodrigues
Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida. Romanos 5:18.
Na Palavra de Deus encontramos várias expressões usadas para descrever a natureza do homem. Dessas expressões temos: velho homem, corpo do pecado, carne, ego, que enfatizam a natureza pecaminosa da qual cada um de nós é possuidor. Isto porque, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens.
Assim sendo, ninguém escapou de ter nascido com o pecado: Pois todos pecaram e destituídos da glória de Deus. Romanos 3:23. Os homens herdaram o pecado e estão destituídos da beleza de Deus em suas vidas. Por esta razão, todos precisamos nascer de novo.
E para nascer de novo, é necessário receber pela fé e confessar que está crucificado com Cristo: Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2:19-20.
Eis aqui uma das mais belas afirmações que poderíamos encontrar da verdade de Deus, quanto a experiência do cristão, aqui está o verdadeiro segredo da vida cristã: Não eu, mas Cristo. O cristão passa a ter em Cristo a essência e o alvo do seu viver diário. Nada mais e nem menos do que isto!
Eis aqui o precioso segredo de uma vida cristã normal. A nossa união com Cristo em Sua morte e ressurreição quer dizer que além de estarmos Nele, também Ele está em nós. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim.
Portanto, somos, agora, completos em Cristo, limpos de toda mancha, agradáveis no amado, feitos justiça de Deus em Cristo; tudo isso por intermédio da morte do nosso Senhor Jesus naquela cruz. Aquela preciosa morte de cruz forma o fundamento sólido e irrefutável da posição cristã. Mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita de Deus. Hebreus 10:12. O nosso Senhor Jesus Cristo assentado é a gloriosa prova e a perfeita definição do lugar do salvo na presença de Deus. Que Deus fale em nossos corações! Amém!!!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.