O sabor das leituras

Sobrelinhas por Carla Kühlewein

Quem não gosta de uma boa comida que atire a primeira pedra! Seja qual for a textura, o sabor, a cor, há quem sempre aprecie boas novidades. Aguarde, nesta coluna teremos ainda uma porção delas! Confira o menu (digno de restaurante estrelado), com direito à entrada, prato principal e sobremesa.


A entrada é simples: profissão recheada de desafios. Sou professora de literatura na Unespar de Apucarana. Lá se vão oito anos de muito aprendizado e desafios constantes, uma verdadeira avalanche de novidades que abraço com todo prazer! Sou inveteradamente apaixonada pelo ofício. De antemão posso dizer que ensinar e aprender é um exercício diário. E, em se tratando de literatura, o desafio se agiganta! Afinal, como estimular a leitura de textos tão essenciais para a formação humana? Como explicar a importância de incluí-los no cardápio de leituras?


O prato principal, como não poderia deixar de ser, é composto pelos alunos. Uma das disciplinas que leciono na Unespar é a Literatura Infantil e Juvenil, para o quarto e último ano do curso de Letras Português, assim tenho a oportunidade de incentivar reflexões acerca das mais variadas obras do gênero.

E não é que o esforço tem surtido efeito? Este ano resolvi propor um desafio à turma: escrever um texto incentivando a leitura de um livro. A ideia deu tão certo que a partir da próxima coluna você terá a oportunidade de ler os textos produzidos pelos próprios alunos (um diferente a cada semana), elaborados com a disposição de quem está prestes a ingressar no mercado de trabalho com muita energia!


E assim chego, enfim, à sobremesa: você que nos lê. De nada valeria esta coluna, os livros, as palavras bem dispostas, a literatura toda prosa, se você não estivesse aí, disponível para saborear tudo isso. No fim das contas, ler tem o sabor que desejar… de chocolate com menta, chá da tarde com biscoito, sorvete com calda quente, bolo de chuva com sol de verão, arrepio no frio de inverno, susto na alcova do leão…

Haja paladar para tantas leituras!

Carla Kühlewein é graduada em Letras Vernáculas e Clássicas (UEL), Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (Unesp) e Doutora em Literatura e Vida Social (Unesp).

Foto de Carla Kühlewein

Carla Kühlewein

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Religião

Cópia original adulterada

Por Humberto Xavier Rodrigues Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo,

Cultura

A longa Marcha

Por Samuel M. Bertoco Brutal. É a palavra que vem a cabeça ao assistir à adaptação do primeiro livro escrito por Stephen King – mas

Religião

Deus Homem entre homens

Por Humberto Xavier Rodrigues A voz dos profetas silencia por quatrocentos anos. Mas agora chegou para Deus “a plenitude do tempo”. Ele falará pelo Filho