Por Samuel M. Bertoco
Ao longo dos anos diversas produções tentaram prever o futuro. Em algumas delas esse futuro já chegou…e aí? Acertaram?
- 2001: Começando com o clássico de Stanley Kubrick, esse futuro já ficou bem no passado né, já que faz mais de vinte anos da história do filme e não, não conseguimos ir pra Júpiter ainda e imagino que não vamos nem nos próximos vinte. Por outro lado, se lá eles tinham o HAL, simpático IA que controlava a nave, aqui já temos a Alexa pra trocar nossas músicas e ligar/desligar as coisas de casa, com a vantagem dela não endoidar e querer nos matar – ainda.
- De Volta para o Futuro 2: Outro clássico, agora de viagem no tempo, leva Marty para o longínquo – na época – 2015, onde ele encontra um skate voador, blusas que se adequam ao corpo e tênis que se amarram sozinhos. Nada disso rolou, mas a família alienada pelos dispositivos eletrônicos na casa deu check.
- Blade Runner: Um dos filmes que mais gosto na vida, foi lançado em 1982 e se passa logo ali em 2019. Infelizmente não temos carros voadores. Felizmente não temos replicantes psicopatas. Mas as megacorporações dominando nosso modo de vida tão firme e forte. Alias, o futuro distópico dessa Los Angeles, tirando que os carros realmente não vão voar tão cedo, é questão de tempo pra acontecer.
- Fuga de Nova York: Esse filmaço de ação previa que em 1997 os EUA iriam ser assolados pela violência e criminalidade e que a ilha de Manhattan iria ser tornar uma prisão de segurança máxima. Aqui vamos ser sinceros, apesar dos políticos babacas – que nem chega a ser uma previsão – nada que tem no filme rolou no nosso presente.
- 2012: É…previu que o mundo ia acabar em 2012…errou.
Samuel M. Bertoco é formado em Marketing e Publicidade