Por Humberto Xavier Rodrigues
A cruz, foi e é o fato mais revolucionário que já apareceu entre os homens. É por esta razão que a cruz é o ponto central no conhecimento da Palavra de Deus. Assim sendo, a morte de Jesus foi de vital importância para nossas vidas. A cruz expressa uma profunda verdade para a humanidade. Por isso, pregar sobre Jesus e não falar da sua morte, não tem nenhum valor.
Por isso, o apóstolo Paulo decide não pregar outra mensagem ao não ser Cristo e este crucificado: Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. I Coríntios 2:2. E, é essa mensagem que precisamos anunciar. Caso contrário, transformaremos a palavra da cruz em mera especulação.
Por outro lado, se nós nos aproximarmos da Palavra da Cruz pela fé descobrimos que a mesma é verdadeiramente o poder de Deus, e que por ela somos salvos. Por isso, precisamos acolher a Palavra da Cruz com fé e humildade. Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. I Coríntios 1:18.
A mensagem radical da Cruz substituiu Saulo de Tarso – de perseguidor de cristãos a perseguido. Seu poder transformou homens perversos em santos. Estremeceu e alterou completamente toda a perspectiva moral e mental do mundo. E tem poder para mudar a sua vida.
A Cruz alcança os seus fins destruindo o modelo estabelecido, o da vítima, e criando outro modelo, o seu próprio. Assim, a Cruz tem o seu próprio método. A Cruz vence derrotando o seu oponente, o velho homem, impondo-lhe a sua vontade.
Cristo ressuscitou triunfantemente e juntamente com Ele nos ressuscitou para uma nova vida. Vida esta em que, o homem passa a ser governado pela palavra de Deus, este é o significado de viver pela fé. Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Hebreus 11:1.
Assim, os que confiam no Senhor são governados pela Palavra pura de Deus, inestimável tesouro neste mundo sombrio, quaisquer que sejam as aparências exteriores! A fé compreende o que é invisível; não está escravizada à fraqueza dos sentidos, ultrapassa os limites da razão humana, os hábitos da natureza e a extensão da experiência. São Bernardo. Amém! Que O Espírito Santo fale em nossos corações!!! Que o Espírito Santo fale em nossos corações! Amém!!