Por Humberto Xavier Rodrigues
Como está escrito: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Romanos 3:10-12. Portanto, é de fundamental importância para todos os homens, o conhecimento desta verdade: não há justo, nem um sequer, não há quem entenda.
Aqui não está escrito que não se pode crer, aqui está escrito que não se pode “entender”. Porque para entender é preciso nascer de novo: Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Isaías 43:10.
A ordem é: saber, crer e entender. Primeiramente, o Espírito Santo imprimirá na consciência do homem o conhecimento (saber) de sua falência: Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado. Romanos 7:24-25.
Este conhecimento ou revelação não tem nada a ver com o sentimento. Ainda que se diga: Eu não sou tão ruim assim, o fato é que, a nossa miserabilidade foi herdada. Quando Deus diz que somos pecaminosos ou miseráveis, está dito! A palavra de Deus é imutável, Ele não vai mudar de opinião. Então, a resposta de Deus para a nossa miserabilidade ou pecaminosidade foi o seu Filho. Como está escrito: Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor.
Portanto, é necessário que todo o homem deve saber que tem em Jesus a solução do seu estado pecaminoso. E também, tomar conhecimento que nada pode fazer por si mesmo para mudar ou alterar este estado. Pode se fazer votos; pode alterar o seu modo de vida; pode “reformar” o seu caráter; pode se tornar mais moderado, moral, reto e ser profundamente religioso.
Mas, se não nascer de novo, nada disto tem valor. Agora estou ciente (sei ) que preciso nascer de novo, o passo seguinte é crê. Então, receba pela fé a verdade que você foi crucificado com Cristo. E, para entender, é necessário uma completa entrega da vida a Deus.
Que assim seja!!!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.