Por Humberto Xavier Rodrigues
…de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra. Efésios 1:10
O propósito eterno de Deus é reunir todas as coisas na Pessoa do seu Filho, o nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus é o Seu propósito final porque Nele todas as coisas devem convergir e tenha toda a primazia sobre todas as coisas.
Jesus é o centro de todas as coisas, Ele é o nosso ponto único de referência, a nossa bússola que nos guiará seguro para “ casa”. O ponto de partida da nossa caminhada neste mundo começa na cruz. A cruz põe fim em nossa velha vida e na ressurreição inicia-se uma nova vida.
A Cruz – em todos os aspectos – é a peça central do tratamento de Deus com o universo. Quando negligenciamos o que Jesus fez por nós, nos tornaremos vulneráveis a todo tipo de engano. Porque o meio, o único meio para Deus alcançar o seu propósito é Jesus Cristo crucificado, ou seja, a Cruz. Portanto, a cruz é o meio para que o propósito de Deus seja alcançado. A Cruz de Cristo foi e, é o fato mais revolucionário que já apareceu entre os homens.
É por esta razão que a Cruz é o ponto central na revelação da Palavra de Deus. Assim sendo, o Calvário é de vital importância para nossas vidas. A Cruz vai além de um fato, ela é uma Palavra que expressa uma profunda verdade para a humanidade.
A conversão do pecador à Cristo foi realizado na cruz. Por isso, precisamos considerar e trazer para dentro do nosso coração a experiência de morte com Cristo. Se nós nos aproximarmos da Palavra da cruz pela fé descobrimos que a mesma é verdadeiramente o poder de Deus, e que por ela somos salvos. Por isso, precisamos acolher a Palavra da Cruz com fé e humildade.
A mensagem radical da cruz substituiu e transformou o apóstolo Paulo – de perseguidor de cristãos a perseguido. Seu poder transformou homens perversos em santos. Estremeceu e alterou completamente toda a perspectiva moral e mental do mundo.
A Cruz alcança os seus fins destruindo o nosso ego (eu ) estabelecendo a nova vida, e nos fazendo novas criaturas. Assim, a cruz realiza o propósito final de Deus, que é reunir todas as coisas em seu Filho. Que sejamos participantes desse projeto de Deus em Cristo. Amém!!!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.