Por Humberto Xavier Rodrigues
Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. 1 Coríntios 1:18.
Por que a palavra da cruz é loucura para os que se perdem? Porque a vida daquele que se entregou a Cristo, é vivida sob fatos não tangíveis, por esta razão, para os que não creem é loucura. Visto que, viver sem constatação de fatos não soa muito bem para os não creem: Visto que andamos por fé e não pelo que vemos. 1 Coríntios 5:7.
Andar pela fé, significa dizer: não necessito de evidências: Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem. Hebreus 11:1. Então, a fé se manifesta em poder suave e silencioso. Como disse Jesus a mulher enferma: Vai a tua fé de salvou!!
Andar pela fé significa confessar a nossa fraqueza ou, morte dia após dia: Levando sempre no corpo o morrer de Jesus para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. 2 Corintios 4:10. Assim, aquele que recebeu pela fé o Senhor Jesus passa a ser um canal por onde a vida de Cristo se manifesta.
De fato, a fé é o atestado de nossa total falência. Quando exercemos fé, estamos dizendo: nada posso fazer para mim salvar, contudo, eu posso confiar no amor de Jesus por mim! Por outro lado, encontraremos pessoas suficientes em si mesmas. Aqui está o caráter maravilhoso de Deus, Ele não violenta a nossa vontade. Ele nos deixou livres, porque fomos dotados de livre arbítrio.
No entanto, se confiarmos Naquele que é confiável, podemos descansar que, Aquele que começou a trabalhar em nós há de terminar: Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6.
Assim, como ramos que estão ligados à uma árvore, como a laranjeira espontaneamente e naturalmente produz laranjas, assim é para aquele que confiou no amor de Deus. Para este, a vida de Cristo se manifesta espontaneamente e naturalmente no seu viver diário. Porque está ligado em Cristo. Por sermos livres, cooperamos com Aquele que começou a trabalhar em nós, através do nosso levar sempre e por toda a parte, o morrer de Jesus. Que Pela fé recebamos a Jesus como nosso Senhor e salvador! Amém!!!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia