Por Samuel M. Bertoco
Ontem, 25 de Maio, foi comemorado o Dia do Orgulho Nerd, ou… mais conhecido como Dia da Toalha – em homenagem ao Guia do Mochileiro das Galáxias, mas nem vou contar a história aqui, que é compriiiiida. Vamos lembrar algumas passagens marcantes que fizeram ferver nossos coraçõezinhos nerds durante os anos – claro que tem franquias que têm várias dessas, mas vou pegar uma de cada, senão pode fazer a lista de qualquer um desses aí.
- Faça ou não faça, tentativa não há (Yoda em StarWars): Começando com Star Wars, sempre, a franquia nerd mais longeva que temos. Aliás, alguns dos maiores momentos da cultura pop estão em Star Wars. Mas quero destacar mestre Yoda tentando tirar qualquer habilidade que prestasse de Luke num treinamento bem sem vergonha, mas que no fim deu certo.
- O parto dos dragões de Daenarys (Game of Thrones): GoT é outra que se transformou em um festival de cenas icônicas pros nerds. Mas Dany entrando no fogo e saindo com dragões em seu colo marca porque é a passagem de Game of Thrones de uma série medieval política para uma série de fantasia – ainda que a política e o medieval se mantivessem.
- Você não vai passar!! (Gandalf em Senhor dos Anéis): Provavelmente o segundo colocado em passagens memoráveis nerd depois de StarWars. A cena de Gandalf na ponte se virando ao demônio e salvando seus amigos é a primeira vez que vislumbramos a grandiosidade dos poderes do mago. Tudo bem que ele morre em seguida – mas volta depois.
- A cena final de Vingadores III: “Vingadores, avante!!” Que adolescente que tenha lido gibi nãos sonhou em ver a cena – que já havia rolado algumas vezes nos quadrinhos – de trocentos heróis perfilados correndo contra um exército do mal pra sentar a porrada? Esse filme nos deu esse deleite nerd.
- Tudo isso vai sumir como lágrimas na chuva (Blade Runner): A fala final do vilão Roy no final de Blade Runner não é uma das cenas mais memoráveis nerd como do cinema como um todo. Um clássico que merece ser revisto sempre.
Vieram na minha cabeça mais umas cinquenta dessas, mas não cabem.
Samuel M. Bertoco é formado em Marketing e Publicidade