Por Humberto Xavier Rodrigues
Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Romanos 6:6-8
A Cruz é uma realidade que acorreu na história uma vez e para sempre, como também é um caminho a ser trilhado. A cruz não é apenas a porta de entrada para a eternidade, mas também, o caminho da Vida.
A morte e a ressurreição de Jesus ocorreu há dois mil anos atrás. Foi algo do passado, mas que se atualiza na vida daquele que a recebe, pela fé. Segundo Erich Sauer, “o pé da cruz se finca na terra, mas a sua cabeça se eleva acima das vastas expansões do mundo dos astros, e determina a sua história cósmica.”
A cruz é o ponto central do universo. Assim como a terra gira em torno sol, o universo gira em torno da cruz. Você pode ser membro de uma igreja qualquer. Mas, se não morrer com Cristo não tem valor salvífico. Do ponto de vista da redenção, a cruz significa a morte do ego. Foi na cruz que o nosso ego foi crucificado.
Infelizmente, estamos dispostos a desistir de tudo, mas não de nós mesmos. Mas, se você deseja se livrar do ego pecaminos, receba pela fé, a sua morte com Cristo e confesse: Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Gálatas 2:19-20.
Nosso Senhor Jesus negou-se a si mesmo durante toda Sua vida, andando pelo caminho da cruz, o qual terminou em Sua morte. Agora, Ele está nos chamando para o seguirmos. Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me (Lucas 9:23).
O Senhor percorreu todo o caminho da cruz até ser crucificado. A diferença neste chamado é que Ele tomou o caminho da cruz e terminou em Sua morte lá no Calvário, e nós começamos já crucificados com Cristo, e só então, começamos a trilhar o caminho da cruz. Que assim seja! Amém!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.