Por Rafael Morientes
Notícia boa para os amantes do futebol. A Fifa (Federação Internacional de Futebol) lançou sua plataforma de streaming. chamado de Fifa+ (lê-se Fifa Plus). Segundo apuramos, a Fifa NÃO VAI COBRAR NADA de quem quiser ter acesso ao conteúdo neste primeiro momento.
O timing é o melhor de todos. O lançamento foi realizado em antecipação à Copa do Mundo de 2022, que acontecerá no Qatar, e desperta ainda mais o amor mundial pelo esporte.
O que encontraremos no “Netflix” da FIFA?
Milhares de partidas, além de notícias, informações sobre competições e séries originais — com destaque pro lançamento de “Ronaldinho: O Homem Mais Feliz do Mundo”, um longa de 90 minutos sobre a trajetória do bruxo.
Se não tiver jogo importante ao vivo, serão disponibilizadas todas as partidas da Copa do Mundo masculina e feminina registradas em câmera, desde 1950. Eu confesso que já dei play em dois jogos, Paraguai 0x1 França (jogo em que Gamarra deitou e rolou) e França 3×0 Brasil (Ronaldo irreconhecível), ambos da Copa do 98, acho que vou viciar nesse aplicativo da Fifa (rs).
O objetivo: a intenção da entidade é se aproximar de um novo público e depois estudar como tornar isso rentável.
Zoom out: Se você está se perguntando como a FIFA ganha dinheiro, saiba que a maior parte vem de direitos televisivos. No último ano de Copa do Mundo, a entidade gerou quase US$ 5 bilhões em receita, sendo 49% vindos da TV.
Delicie-se com o streaming e boa sorte ao Tite no Qatar!
Rafael é Jornalista formado na Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, em 2014. Repórter esportivo das rádios CBN / Ayoba/ Mundo Livre FM desse 2015. Instagram: @rafamorientes