Pesquisar
Close this search box.

Previram o futuro?

Por Samuel M. Bertoco

O Chat GPT está aí…é mais um passo gigantesco em rumo para o fim do mundo futuro. Mas, não é como se já não imaginássemos que um dia uma inteligência artificial iria acontecer. E não, você não precisa ser um cientista ou mestre de tecnologia – ou a Mãe Dinah – basta gostar de filmes, pois eles são recheadas de “previsões”. São mesmo? Vamos relembrar algumas.

  • 2001:Talvez um dos maiores clássicos de ficção científica já feitos – apesar que hoje é meio moroso assistir – foi um dos primeiros a “prever” a IA, e também foi um dos primeiros a trazer pras telas o medo de que, uma vez tendo “consciência” de como é a humanidade, eles não achem que a gente seja merecedor…por assim dizer. HAL é uma IA que comanda uma nave pelo cosmos e resolve dar uma “pirada”, matar os tripulantes e destruir a humanidade. Tomara que o GPT seja mais gente fina.
  • Os Jetson: Desenho antigaçooo, dentre algumas coisas que realmente estão longe de rolar – como robôs domésticas e carros voadores – os caras acertaram na mosca chamadas de vídeo. Simplesmente o pai Jetsão conversava com a família através da tela de um computador ou uma tv móvel – celular? – e isso nos anos 60 hein.
  • Matrix: Apesar de ser um pouquinho “dramático”, o que é a Matrix se não o famigerado Metaverso tão alardeado – e meio frustrante – por aí. No filme a gente vive num mundo virtual enquanto é escravizado. O Metaverso é a mesma coisa, mas com fins mais…comerciais..só querem te vender coisas, mas alguns dizem que a coisa da escravidão é bem parecida.
  • De volta para o Futuro II: No 2º filme da clássica franquia de viagem no tempo, Marty vai parar no futuro de 2015 – é mole?? – e lá vimos algumas coisas bem impressionantes. Tudo bem que o tênis que amarra sozinho e o skate voador ainda não rolaram. Mas o que dizer das comidas instantâneas que ficam prontas em poucos segundos? E o Outdoor 3D no meio da cidade? Muito muito real hoje em dia. Ah, e as gravadas “duplas” também não vingaram, ainda bem.

Samuel M. Bertoco é formado em Marketing e Publicidade

Picture of Samuel Bertoco

Samuel Bertoco

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

literatura

Mistério animado

Sobrelinhas – por Carla Kühlewein Definitivamente a literatura não tem limites quando o assunto é criatividade. Imagine você que para tratar de um assunto delicado