Por Humberto Xavier Rodrigues
A salvação do homem está fundamentada na cruz. Por isso, para alguém nascer de novo, é preciso receber pela fé, a sua morte e ressurreição em Cristo. Deste ponto em diante, o desenvolvimento se dá por um processo contínuo, até a maturidade.
Porque, o propósito de Deus é que os nascidos de novo chegue a maturidade: O qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo. Colossenses 1:27.
E, para que isto aconteça, o Espírito Santo disponibiliza na vida interior do nascido de novo o princípio contínuo e operante da morte. Levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo. Porque nós, que vivemos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal. De modo que, em nós, opera a morte, mas, em vós, a vida. 2 Coríntios 4:10-12.
Este princípio da cruz, estabelecido no interior do regenerado, é o que conduz para uma vida de quebrantamento e abre o caminho para a manifestação da vida de Cristo. A queda do homem não manchou e nem frustrou os planos de Deus. A semelhança perdida pelo pecado em Adão é restaurada na Pessoa de Seu Filho, o nosso Senhor Jesus Cristo.
Em Cristo, Deus traz de volta o Seu propósito, que é nos fazer semelhantes ao Seu Filho; então, a Sua glória, que é Cristo, será revelada não só na terra, mas em todo universo. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Romanos 8:28-30.
O Espírito Santo efetua a santificação prática na vida do salvo com base na obra competa de Cristo. Sua maneira de agir é pela aplicação da verdade como ela é em Jesus. O Espírito Santo apresenta a verdade acerca da nossa posição perfeita perante Deus em Cristo e alimenta o novo homem em nós dia a dia. Esta santificação não é o quanto se conhece de assuntos bíblicos, mas sim o quanto se conhece de Cristo. Amém!!!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.