Por Humberto Xavier Rodrigues
Em Cristo todas as coisas se convergiram, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as do céu, como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade. Efésios 1:10-11. E assim, Deus colocou todas as coisas em Sua sujeição, sob seus pés. Após a sua ressurreição, Jesus, o Senhor se assentou à direita do Pai.
Desta maneira, o propósito eterno de Deus é a glória de Seu Filho. Tudo o que existe neste universo tem a impressão digital do nosso Senhor Jesus Cristo. Deus Pai não tem outro compromisso neste universo, a não ser a exaltação de Seu Filho.
Essa declaração de Deus no monte da transfiguração significou o fim de todas as vozes, ficando somente a de Jesus. Escutai-O: E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; escutai-o. E os discípulos, ouvindo isso, caíram sobre seu rosto e tiveram grande medo. E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes e disse: Levantai-vos e não tenhais medo. Matheus 17:1-6.
Assim não restou para mais ninguém. Não há lugar para Moisés, Elias, nem Pedro, nem Tiago e nem João. Ele é supremo, é absoluto. A voz de Deus proclama a glória da Pessoa de Seu Filho e a Sua relação com Ele mesmo, proclamando que Jesus é o objeto de toda a Sua afeição que Nele está o Seu prazer. É a Ele que os discípulos devem escutar. A voz do Senhor Deus despertou no coração de Pedro e nos demais discípulos o verdadeiro lugar de Jesus Cristo no universo.
E, o Seu lugar no universo é de total primazia. Deus reuniu em Seu Filho todas as coisas. De fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra. Efésios 1:10. Nisto, o homem tem o seu lugar neste universo quando pela fé recebe sua morte e ressurreição em Cristo.
Por isso, na confissão de Pedro, “Tu és o Cristo” foi lançado o fundamento da experiência de novo nascimento. Porque somente em Cristo o homem se torna apto para viver eternamente na presença de Deus. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. A Ele ouvi!
Amém!!!
Humberto Xavier Rodrigues é formado em Teologia.